Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13302
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de história e o sujeito histórico: narrando histórias, tecendo sentidos
Autor(es): Góes, Camila M.
Autor(es): Góes, Camila M.
Abstract: O Ensino de história e o sujeito histórico: narrando histórias, tecendo sentidos é uma pesquisa sobre os processos de representação, compreensão, apropriação e reelaboração do sujeito histórico na construção do conhecimento escolar, através das vivências de professores e estudantes do 1º ano do Ensino Profissional Técnico de Nível Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, no município de Catu/BA. Neste percurso, ampliamos nosso olhar às diferentes expressões do sujeito histórico, inicialmente sob o olhar de múltiplos historiadores, educadores e filósofos, e através das experiências em sala de aula. A partir de uma postura aberta às possibilidades de (re)construção desses sujeitos no ensino e aprendizagem de história, propomos uma análise relacional e multirreferencial das observações, entrevistas e narrativas históricas, realizadas com professores e estudantes, em busca de um olhar atento ao cotidiano escolar e sua relação permanente com a cultura histórica.
Palavras-chave: Ensino de história
Lideranças
Historiografia
Sujeitos históricos
Conhecimento histórico escolar
Narrativa histórica
Cultura histórica
Identidade
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13302
Data do documento: 29-Out-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdfDocumento principal2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Apêndices.pdfApêndices775,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Anexo.pdfAnexo724,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.