Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13302
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O ensino de história e o sujeito histórico: narrando histórias, tecendo sentidos |
Authors: | Góes, Camila M. |
metadata.dc.creator: | Góes, Camila M. |
Abstract: | O Ensino de história e o sujeito histórico: narrando histórias, tecendo sentidos é uma pesquisa sobre os processos de representação, compreensão, apropriação e reelaboração do sujeito histórico na construção do conhecimento escolar, através das vivências de professores e estudantes do 1º ano do Ensino Profissional Técnico de Nível Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, no município de Catu/BA. Neste percurso, ampliamos nosso olhar às diferentes expressões do sujeito histórico, inicialmente sob o olhar de múltiplos historiadores, educadores e filósofos, e através das experiências em sala de aula. A partir de uma postura aberta às possibilidades de (re)construção desses sujeitos no ensino e aprendizagem de história, propomos uma análise relacional e multirreferencial das observações, entrevistas e narrativas históricas, realizadas com professores e estudantes, em busca de um olhar atento ao cotidiano escolar e sua relação permanente com a cultura histórica. |
Keywords: | Ensino de história Lideranças Historiografia Sujeitos históricos Conhecimento histórico escolar Narrativa histórica Cultura histórica Identidade |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13302 |
Issue Date: | 29-Oct-2013 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | Documento principal | 2,23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Apêndices.pdf | Apêndices | 775,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Anexo.pdf | Anexo | 724,34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.