Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35908
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação Especial: a inclusão do aluno surdo na escola pública regular em Lauro de Freitas
Authors: Santos, Nathalia Evelyn Vieira
metadata.dc.creator: Santos, Nathalia Evelyn Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Galvão, Nelma de Cássia Silva Sande
metadata.dc.contributor.referee1: Martinez, Amanda Botelho Corbacho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar como ocorre no Brasil, a inclusão dos alunos surdos em escolas regulares do ensino público.Para tanto,serão analisadas as pesquisas feitas até os dias atuais, os documentos oficiais que regulamentam a educação inclusiva, em especial,do aluno surdo,bem como a obrigatoriedade da presença de um intérprete na sala de aula.Contudo, o foco central dessa pesquisa está sob o que é esperado e a realidade que acontece na maioria das instituições regulares do ensino público ditas inclusivas. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizou como instrumento entrevistas semi-estruturadas aplicadas em alunos surdos, intérpretes,professores regentes e direção da escola, obtendo como resultado de análise a realidade sobre como ocorre a inclusão de alunos surdo em escola pública regular em Lauro de Freitas.
Abstract: Não informado.
Keywords: Inclusão
Surdo
Educação inclusiva
Rede pública
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35908
Issue Date: 2011
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPA MONOGRAFIA.pdfCapa da Monografia161,78 kBAdobe PDFView/Open
MONOGRAFIA EDUCAÇÃO ESPECIAL.pdfMonografia634,76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.