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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34775
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Relações entre a consciência fonológica e processos de alfabetização |
Autor : | Monteiro, Bruna Sacramento |
metadata.dc.creator: | Monteiro, Bruna Sacramento |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Arapiraca, Mary de Andrade |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Risonete Lima de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Farias, Ana Cristina Santos |
metadata.dc.description.resumo: | A presente monografia, realizada com o objetivo de apresentar reflexões e discussões acerca de finalidades de se desenvolver atividades de reflexão fonológica e fonográfica a partir de textos da tradição oral, em especial as parlendas, no processo de alfabetização de crianças, foi desenvolvida a partir de um estudo de natureza teórico bibliográfica. Organizada em cinco capítulos, ela abrangeu: considerações acerca de estudos e pesquisas que tratam da polêmica e não consensual questão das relações entre desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em crianças e seu sucesso na apropriação do sistema alfabético de escrita; reflexões sobre possibilidades de uso dos textos da tradição oral, na prática pedagógica em sala de aula, em especial das parlendas, para o desenvolvimento da consciência fonológica e sugestões de atividades que tenham como objetivo trabalhar diversas habilidades de consciência fonológica a partir de parlendas. Foi um exercício de pesquisa muito importante desencadeado para produção de trabalho de conclusão de curso, o qual deverá ser aprofundado na continuidade da minha vida profissional e em buscas acadêmicas posteriores em nível de pós-graduação. |
Resumen : | A presente monografia, realizada com o objetivo de apresentar reflexões e discussões acerca de finalidades de se desenvolver atividades de reflexão fonológica e fonográfica a partir de textos da tradição oral, em especial as parlendas, no processo de alfabetização de crianças, foi desenvolvida a partir de um estudo de natureza teórico bibliográfica. Organizada em cinco capítulos, ela abrangeu: considerações acerca de estudos e pesquisas que tratam da polêmica e não consensual questão das relações entre desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em crianças e seu sucesso na apropriação do sistema alfabético de escrita; reflexões sobre possibilidades de uso dos textos da tradição oral, na prática pedagógica em sala de aula, em especial das parlendas, para o desenvolvimento da consciência fonológica e sugestões de atividades que tenham como objetivo trabalhar diversas habilidades de consciência fonológica a partir de parlendas. Foi um exercício de pesquisa muito importante desencadeado para produção de trabalho de conclusão de curso, o qual deverá ser aprofundado na continuidade da minha vida profissional e em buscas acadêmicas posteriores em nível de pós-graduação. |
Palabras clave : | Alfabetização Metafonológico Consciência fonológica Sistema de escrita alfabética Textos da tradição oral |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34775 |
Fecha de publicación : | 2013 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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