Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.authorMonteiro, Bruna Sacramento-
dc.creatorMonteiro, Bruna Sacramento-
dc.date.accessioned2022-02-16T17:06:36Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-02-16T17:06:36Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34775-
dc.description.abstractA presente monografia, realizada com o objetivo de apresentar reflexões e discussões acerca de finalidades de se desenvolver atividades de reflexão fonológica e fonográfica a partir de textos da tradição oral, em especial as parlendas, no processo de alfabetização de crianças, foi desenvolvida a partir de um estudo de natureza teórico bibliográfica. Organizada em cinco capítulos, ela abrangeu: considerações acerca de estudos e pesquisas que tratam da polêmica e não consensual questão das relações entre desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em crianças e seu sucesso na apropriação do sistema alfabético de escrita; reflexões sobre possibilidades de uso dos textos da tradição oral, na prática pedagógica em sala de aula, em especial das parlendas, para o desenvolvimento da consciência fonológica e sugestões de atividades que tenham como objetivo trabalhar diversas habilidades de consciência fonológica a partir de parlendas. Foi um exercício de pesquisa muito importante desencadeado para produção de trabalho de conclusão de curso, o qual deverá ser aprofundado na continuidade da minha vida profissional e em buscas acadêmicas posteriores em nível de pós-graduação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMetafonológicopt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectSistema de escrita alfabéticapt_BR
dc.subjectTextos da tradição oralpt_BR
dc.titleRelações entre a consciência fonológica e processos de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.refereesAlmeida, Risonete Lima de-
dc.contributor.refereesFarias, Ana Cristina Santos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2034055282172519pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Risonete Lima de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1055126602926153pt_BR
dc.contributor.referee2Farias, Ana Cristina Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5819077408282135pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia, realizada com o objetivo de apresentar reflexões e discussões acerca de finalidades de se desenvolver atividades de reflexão fonológica e fonográfica a partir de textos da tradição oral, em especial as parlendas, no processo de alfabetização de crianças, foi desenvolvida a partir de um estudo de natureza teórico bibliográfica. Organizada em cinco capítulos, ela abrangeu: considerações acerca de estudos e pesquisas que tratam da polêmica e não consensual questão das relações entre desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em crianças e seu sucesso na apropriação do sistema alfabético de escrita; reflexões sobre possibilidades de uso dos textos da tradição oral, na prática pedagógica em sala de aula, em especial das parlendas, para o desenvolvimento da consciência fonológica e sugestões de atividades que tenham como objetivo trabalhar diversas habilidades de consciência fonológica a partir de parlendas. Foi um exercício de pesquisa muito importante desencadeado para produção de trabalho de conclusão de curso, o qual deverá ser aprofundado na continuidade da minha vida profissional e em buscas acadêmicas posteriores em nível de pós-graduação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA SACRAMENTO MONTEIRO.pdf455,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.