Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34775
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Relações entre a consciência fonológica e processos de alfabetização
Authors: Monteiro, Bruna Sacramento
metadata.dc.creator: Monteiro, Bruna Sacramento
metadata.dc.contributor.advisor1: Arapiraca, Mary de Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Risonete Lima de
metadata.dc.contributor.referee2: Farias, Ana Cristina Santos
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia, realizada com o objetivo de apresentar reflexões e discussões acerca de finalidades de se desenvolver atividades de reflexão fonológica e fonográfica a partir de textos da tradição oral, em especial as parlendas, no processo de alfabetização de crianças, foi desenvolvida a partir de um estudo de natureza teórico bibliográfica. Organizada em cinco capítulos, ela abrangeu: considerações acerca de estudos e pesquisas que tratam da polêmica e não consensual questão das relações entre desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em crianças e seu sucesso na apropriação do sistema alfabético de escrita; reflexões sobre possibilidades de uso dos textos da tradição oral, na prática pedagógica em sala de aula, em especial das parlendas, para o desenvolvimento da consciência fonológica e sugestões de atividades que tenham como objetivo trabalhar diversas habilidades de consciência fonológica a partir de parlendas. Foi um exercício de pesquisa muito importante desencadeado para produção de trabalho de conclusão de curso, o qual deverá ser aprofundado na continuidade da minha vida profissional e em buscas acadêmicas posteriores em nível de pós-graduação.
Abstract: A presente monografia, realizada com o objetivo de apresentar reflexões e discussões acerca de finalidades de se desenvolver atividades de reflexão fonológica e fonográfica a partir de textos da tradição oral, em especial as parlendas, no processo de alfabetização de crianças, foi desenvolvida a partir de um estudo de natureza teórico bibliográfica. Organizada em cinco capítulos, ela abrangeu: considerações acerca de estudos e pesquisas que tratam da polêmica e não consensual questão das relações entre desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em crianças e seu sucesso na apropriação do sistema alfabético de escrita; reflexões sobre possibilidades de uso dos textos da tradição oral, na prática pedagógica em sala de aula, em especial das parlendas, para o desenvolvimento da consciência fonológica e sugestões de atividades que tenham como objetivo trabalhar diversas habilidades de consciência fonológica a partir de parlendas. Foi um exercício de pesquisa muito importante desencadeado para produção de trabalho de conclusão de curso, o qual deverá ser aprofundado na continuidade da minha vida profissional e em buscas acadêmicas posteriores em nível de pós-graduação.
Keywords: Alfabetização
Metafonológico
Consciência fonológica
Sistema de escrita alfabética
Textos da tradição oral
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34775
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA SACRAMENTO MONTEIRO.pdf455,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.