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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Progressão continuada e leitura um caso escolar em estudo
Autor(es): Domingos, Ana Cláudia dos Santos
Autor(es): Domingos, Ana Cláudia dos Santos
Abstract: Em tempos de descaso com a rede pública através do olhar da prática pedagógica como bolsista e estagiária foi conveniente pesquisar sobre a progressão continuada e leitura, com a intenção de fazer sínteses sobre os processos de aprendizagem de leitura, a partir da experiência no Projeto Nenhum a Menos, acompanhando alunos de 3º ano do Ensino Fundamental que se educam em uma escola que adota a política de progressão continuada, (difundida como aprovação automática) e a influência dessa medida na aprendizagem de leitura. Para corresponder à expectativa, o projeto foi ressignificado e foram adotados dois modos de proceder a pesquisa: a bibliográfica que proporcionou o estudo sobre progressão continuada e leitura e a de campo que proporcionou o retorno à escola , campo do estágio, para entrevistar professora da classe e o coordenador . A isso se acrescentou também o estudo de uma atividade de leitura realizada com os alunos assistidos pelo projeto. Os resultados contribuíram para elaboração de sínteses que abordam sobre a importância de se tratar a leitura como objeto de ensino, portanto deve ser ensinada aos alunos e sobre a importância de se reexaminar a política de progressão continuada, pois pode implicar em exclusão dos alunos do processo escolar.
Palavras-chave: Progressão continuada
Leitura
Avaliação escolar
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33911
Data do documento: 13-Ago-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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