Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33911
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Progressão continuada e leitura um caso escolar em estudo
Authors: Domingos, Ana Cláudia dos Santos
metadata.dc.creator: Domingos, Ana Cláudia dos Santos
Abstract: Em tempos de descaso com a rede pública através do olhar da prática pedagógica como bolsista e estagiária foi conveniente pesquisar sobre a progressão continuada e leitura, com a intenção de fazer sínteses sobre os processos de aprendizagem de leitura, a partir da experiência no Projeto Nenhum a Menos, acompanhando alunos de 3º ano do Ensino Fundamental que se educam em uma escola que adota a política de progressão continuada, (difundida como aprovação automática) e a influência dessa medida na aprendizagem de leitura. Para corresponder à expectativa, o projeto foi ressignificado e foram adotados dois modos de proceder a pesquisa: a bibliográfica que proporcionou o estudo sobre progressão continuada e leitura e a de campo que proporcionou o retorno à escola , campo do estágio, para entrevistar professora da classe e o coordenador . A isso se acrescentou também o estudo de uma atividade de leitura realizada com os alunos assistidos pelo projeto. Os resultados contribuíram para elaboração de sínteses que abordam sobre a importância de se tratar a leitura como objeto de ensino, portanto deve ser ensinada aos alunos e sobre a importância de se reexaminar a política de progressão continuada, pois pode implicar em exclusão dos alunos do processo escolar.
Keywords: Progressão continuada
Leitura
Avaliação escolar
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33911
Issue Date: 13-Aug-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.