Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33911
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Progressão continuada e leitura um caso escolar em estudo |
Autor : | Domingos, Ana Cláudia dos Santos |
metadata.dc.creator: | Domingos, Ana Cláudia dos Santos |
Resumen : | Em tempos de descaso com a rede pública através do olhar da prática pedagógica como bolsista e estagiária foi conveniente pesquisar sobre a progressão continuada e leitura, com a intenção de fazer sínteses sobre os processos de aprendizagem de leitura, a partir da experiência no Projeto Nenhum a Menos, acompanhando alunos de 3º ano do Ensino Fundamental que se educam em uma escola que adota a política de progressão continuada, (difundida como aprovação automática) e a influência dessa medida na aprendizagem de leitura. Para corresponder à expectativa, o projeto foi ressignificado e foram adotados dois modos de proceder a pesquisa: a bibliográfica que proporcionou o estudo sobre progressão continuada e leitura e a de campo que proporcionou o retorno à escola , campo do estágio, para entrevistar professora da classe e o coordenador . A isso se acrescentou também o estudo de uma atividade de leitura realizada com os alunos assistidos pelo projeto. Os resultados contribuíram para elaboração de sínteses que abordam sobre a importância de se tratar a leitura como objeto de ensino, portanto deve ser ensinada aos alunos e sobre a importância de se reexaminar a política de progressão continuada, pois pode implicar em exclusão dos alunos do processo escolar. |
Palabras clave : | Progressão continuada Leitura Avaliação escolar |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33911 |
Fecha de publicación : | 13-ago-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.