Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33911
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.contributor.author | Domingos, Ana Cláudia dos Santos | - |
dc.creator | Domingos, Ana Cláudia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T13:18:58Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13T13:18:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2011-07 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33911 | - |
dc.description.abstract | Em tempos de descaso com a rede pública através do olhar da prática pedagógica como bolsista e estagiária foi conveniente pesquisar sobre a progressão continuada e leitura, com a intenção de fazer sínteses sobre os processos de aprendizagem de leitura, a partir da experiência no Projeto Nenhum a Menos, acompanhando alunos de 3º ano do Ensino Fundamental que se educam em uma escola que adota a política de progressão continuada, (difundida como aprovação automática) e a influência dessa medida na aprendizagem de leitura. Para corresponder à expectativa, o projeto foi ressignificado e foram adotados dois modos de proceder a pesquisa: a bibliográfica que proporcionou o estudo sobre progressão continuada e leitura e a de campo que proporcionou o retorno à escola , campo do estágio, para entrevistar professora da classe e o coordenador . A isso se acrescentou também o estudo de uma atividade de leitura realizada com os alunos assistidos pelo projeto. Os resultados contribuíram para elaboração de sínteses que abordam sobre a importância de se tratar a leitura como objeto de ensino, portanto deve ser ensinada aos alunos e sobre a importância de se reexaminar a política de progressão continuada, pois pode implicar em exclusão dos alunos do processo escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Progressão continuada | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.title | Progressão continuada e leitura um caso escolar em estudo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Rosemary Lapa de | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Risonete Lima de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.