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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33911
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Progressão continuada e leitura um caso escolar em estudo |
Autor(es): | Domingos, Ana Cláudia dos Santos |
Autor(es): | Domingos, Ana Cláudia dos Santos |
Abstract: | Em tempos de descaso com a rede pública através do olhar da prática pedagógica como bolsista e estagiária foi conveniente pesquisar sobre a progressão continuada e leitura, com a intenção de fazer sínteses sobre os processos de aprendizagem de leitura, a partir da experiência no Projeto Nenhum a Menos, acompanhando alunos de 3º ano do Ensino Fundamental que se educam em uma escola que adota a política de progressão continuada, (difundida como aprovação automática) e a influência dessa medida na aprendizagem de leitura. Para corresponder à expectativa, o projeto foi ressignificado e foram adotados dois modos de proceder a pesquisa: a bibliográfica que proporcionou o estudo sobre progressão continuada e leitura e a de campo que proporcionou o retorno à escola , campo do estágio, para entrevistar professora da classe e o coordenador . A isso se acrescentou também o estudo de uma atividade de leitura realizada com os alunos assistidos pelo projeto. Os resultados contribuíram para elaboração de sínteses que abordam sobre a importância de se tratar a leitura como objeto de ensino, portanto deve ser ensinada aos alunos e sobre a importância de se reexaminar a política de progressão continuada, pois pode implicar em exclusão dos alunos do processo escolar. |
Palavras-chave: | Progressão continuada Leitura Avaliação escolar |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33911 |
Data do documento: | 13-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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