Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32590
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O lúdico como possibilidade pedagógica: contribuições na educação infantil socialmente referenciada |
Autor(es): | Silva, Daniele Aguiar da |
Autor(es): | Silva, Daniele Aguiar da |
Abstract: | O presente trabalho insere-se entre os que investigam as problemáticas da formação e do currículo. Tem como objeto de estudo a ludicidade como possibilidade pedagógica na educação infantil socialmente referenciada. Objetiva-se identificar quais contribuições do lúdico na educação infantil, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Inicialmente, tem-se um levantamento histórico da educação infantil, perpassando pelas diferentes concepções de infância. Posteriormente, apresenta-se uma compreensão histórica do jogo vinculado à educação. Discute-se o conceito de ludicidade, brinquedo e brincadeira, mostra-se o papel do educador frente à utilização da ludicidade na educação. E por fim, trata-se sobre a importância da utilização do lúdico no processo educativo. Portanto, apresenta o lúdico como uma possibilidade pedagógica na educação infantil, considerando uma possível alternativa de grandes contribuições na educação das crianças. |
Palavras-chave: | Educação infantil Criança Ludicidade Escola |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32590 |
Data do documento: | 9-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
capa definitiva.pdf | 97,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
CONTEÚDO.pdf | 372,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.