Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32590
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O lúdico como possibilidade pedagógica: contribuições na educação infantil socialmente referenciada
Autor : Silva, Daniele Aguiar da
metadata.dc.creator: Silva, Daniele Aguiar da
Resumen : O presente trabalho insere-se entre os que investigam as problemáticas da formação e do currículo. Tem como objeto de estudo a ludicidade como possibilidade pedagógica na educação infantil socialmente referenciada. Objetiva-se identificar quais contribuições do lúdico na educação infantil, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Inicialmente, tem-se um levantamento histórico da educação infantil, perpassando pelas diferentes concepções de infância. Posteriormente, apresenta-se uma compreensão histórica do jogo vinculado à educação. Discute-se o conceito de ludicidade, brinquedo e brincadeira, mostra-se o papel do educador frente à utilização da ludicidade na educação. E por fim, trata-se sobre a importância da utilização do lúdico no processo educativo. Portanto, apresenta o lúdico como uma possibilidade pedagógica na educação infantil, considerando uma possível alternativa de grandes contribuições na educação das crianças.
Palabras clave : Educação infantil
Criança
Ludicidade
Escola
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32590
Fecha de publicación : 9-ene-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
capa definitiva.pdf97,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CONTEÚDO.pdf372,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.