Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32590
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O lúdico como possibilidade pedagógica: contribuições na educação infantil socialmente referenciada |
Autor : | Silva, Daniele Aguiar da |
metadata.dc.creator: | Silva, Daniele Aguiar da |
Resumen : | O presente trabalho insere-se entre os que investigam as problemáticas da formação e do currículo. Tem como objeto de estudo a ludicidade como possibilidade pedagógica na educação infantil socialmente referenciada. Objetiva-se identificar quais contribuições do lúdico na educação infantil, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Inicialmente, tem-se um levantamento histórico da educação infantil, perpassando pelas diferentes concepções de infância. Posteriormente, apresenta-se uma compreensão histórica do jogo vinculado à educação. Discute-se o conceito de ludicidade, brinquedo e brincadeira, mostra-se o papel do educador frente à utilização da ludicidade na educação. E por fim, trata-se sobre a importância da utilização do lúdico no processo educativo. Portanto, apresenta o lúdico como uma possibilidade pedagógica na educação infantil, considerando uma possível alternativa de grandes contribuições na educação das crianças. |
Palabras clave : | Educação infantil Criança Ludicidade Escola |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32590 |
Fecha de publicación : | 9-ene-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
capa definitiva.pdf | 97,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
CONTEÚDO.pdf | 372,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.