Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32590
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O lúdico como possibilidade pedagógica: contribuições na educação infantil socialmente referenciada
Autor(es): Silva, Daniele Aguiar da
Autor(es): Silva, Daniele Aguiar da
Abstract: O presente trabalho insere-se entre os que investigam as problemáticas da formação e do currículo. Tem como objeto de estudo a ludicidade como possibilidade pedagógica na educação infantil socialmente referenciada. Objetiva-se identificar quais contribuições do lúdico na educação infantil, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Inicialmente, tem-se um levantamento histórico da educação infantil, perpassando pelas diferentes concepções de infância. Posteriormente, apresenta-se uma compreensão histórica do jogo vinculado à educação. Discute-se o conceito de ludicidade, brinquedo e brincadeira, mostra-se o papel do educador frente à utilização da ludicidade na educação. E por fim, trata-se sobre a importância da utilização do lúdico no processo educativo. Portanto, apresenta o lúdico como uma possibilidade pedagógica na educação infantil, considerando uma possível alternativa de grandes contribuições na educação das crianças.
Palavras-chave: Educação infantil
Criança
Ludicidade
Escola
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32590
Data do documento: 9-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capa definitiva.pdf97,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CONTEÚDO.pdf372,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.