Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11816
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | "Ser pataxó: educação e identidade cultural" |
Autor : | Oliveira, Augusto Marcos Fagundes |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Augusto Marcos Fagundes |
Resumen : | O presente trabalho intitulado: “Ser Pataxó: educação e identidade cultural”, consiste numa análise referente a que pessoa Pataxó Hãhãhãi emerge das práticas educacionais ocorridas na Aldeia Nova Vida, em Camamu- Bahia. Divide-se em quatro capítulos, onde abordamos a trajetória histórica do povo Pataxó Hãhãhãi; o processo de discussão sobre os modelos de educação para o indígena, comunitária indígena, e escolar indígena, tanto no âmbito teórico, como na prática vivenciada na Aldeia - nosso universo de trabalho. Busca-se demonstrar que perfil de pessoa Pataxó Hãhãhãi emerge como fruto destes processos educacionais a partir das expressões dos próprios índios - priorizando aqueles que vivenciam as três práticas educacionais. |
Palabras clave : | Índios Pessoa Identidade Grupo étnico Educação Cultura Comunidade Sociedade indígena Sociedade nacional Indian Person Identity Ethnic group Indian society National society Education Culture Community |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11816 |
Fecha de publicación : | 2002 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Augusto Oliveira.pdf | 4,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.