Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11816
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | "Ser pataxó: educação e identidade cultural" |
Authors: | Oliveira, Augusto Marcos Fagundes |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Augusto Marcos Fagundes |
Abstract: | O presente trabalho intitulado: “Ser Pataxó: educação e identidade cultural”, consiste numa análise referente a que pessoa Pataxó Hãhãhãi emerge das práticas educacionais ocorridas na Aldeia Nova Vida, em Camamu- Bahia. Divide-se em quatro capítulos, onde abordamos a trajetória histórica do povo Pataxó Hãhãhãi; o processo de discussão sobre os modelos de educação para o indígena, comunitária indígena, e escolar indígena, tanto no âmbito teórico, como na prática vivenciada na Aldeia - nosso universo de trabalho. Busca-se demonstrar que perfil de pessoa Pataxó Hãhãhãi emerge como fruto destes processos educacionais a partir das expressões dos próprios índios - priorizando aqueles que vivenciam as três práticas educacionais. |
Keywords: | Índios Pessoa Identidade Grupo étnico Educação Cultura Comunidade Sociedade indígena Sociedade nacional Indian Person Identity Ethnic group Indian society National society Education Culture Community |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11816 |
Issue Date: | 2002 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Augusto Oliveira.pdf | 4,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.