Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11816
Tipo: | Dissertação |
Título: | "Ser pataxó: educação e identidade cultural" |
Autor(es): | Oliveira, Augusto Marcos Fagundes |
Autor(es): | Oliveira, Augusto Marcos Fagundes |
Abstract: | O presente trabalho intitulado: “Ser Pataxó: educação e identidade cultural”, consiste numa análise referente a que pessoa Pataxó Hãhãhãi emerge das práticas educacionais ocorridas na Aldeia Nova Vida, em Camamu- Bahia. Divide-se em quatro capítulos, onde abordamos a trajetória histórica do povo Pataxó Hãhãhãi; o processo de discussão sobre os modelos de educação para o indígena, comunitária indígena, e escolar indígena, tanto no âmbito teórico, como na prática vivenciada na Aldeia - nosso universo de trabalho. Busca-se demonstrar que perfil de pessoa Pataxó Hãhãhãi emerge como fruto destes processos educacionais a partir das expressões dos próprios índios - priorizando aqueles que vivenciam as três práticas educacionais. |
Palavras-chave: | Índios Pessoa Identidade Grupo étnico Educação Cultura Comunidade Sociedade indígena Sociedade nacional Indian Person Identity Ethnic group Indian society National society Education Culture Community |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11816 |
Data do documento: | 2002 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Augusto Oliveira.pdf | 4,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.