Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33082
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O professor itinerante e salas multifuncionais como suporte para educação inclusiva. |
Autor : | Moura, Maria Sandreli Cruz |
metadata.dc.creator: | Moura, Maria Sandreli Cruz |
Resumen : | Este estudo busca através de um panorama de movimentos históricos marcados pela exclusão e segregação das pessoas portadoras de deficiência, analisar práticas desenvolvidas em uma escola regular, onde têm sido desenvolvidas propostas inclusivas. O foco desta pesquisa foi conhecer a ação do PROFESSOR ITINERANTE E DO PROFESSOR DAS SALAS MULTIFUNCIONAL COMO SUPORTE PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, tendo como objetivo analisar os serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) prestados na rede regular de ensino, relacionando-o com a concepção de uma escola inclusiva, a partir das vivencias e dos conhecimentos feito por uma observação informal em uma Escola Regular que contempla a Educação Especial. Partido desse pressuposto, a escola deve possibilitar o acesso e a permanência dos alunos ditos normais dentro da rede regular de ensino para os alunos que tenham algum tipo de deficiência. Como serviços de apoio especializados, podemos destacar o professor itinerante e as classes multifuncionais. Coube-nos refletir sobre estes serviços de apoio, buscando clareza sobre o papel destes profissionais, conhecendo sua atuação dentro da rede regular de ensino, desvelando as possibilidades de atuação. Este estudo tem como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, seu desenvolvimento se deu através do estudo, realizado em uma Escola Estadual da cidade de Salvador, com professores que atuam na modalidade Itinerante e nas Salas Multifuncionais. Tendo como instrumentos para análise, a observação informal, aplicação de questionário e conversas. Os resultados revelaram que ainda falta muito para se chegar a uma educação especial de qualidade, onde se consiga inserir todo alunado de forma igualitária, dando suporte, possibilitando a aquisição ensino-aprendizagem. |
Palabras clave : | Educação inclusiva Professor itinerante Sala multifuncional |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | FACED-UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33082 |
Fecha de publicación : | 22-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Sandreli Cruz Moura.pdf | 483,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.