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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.authorMoura, Maria Sandreli Cruz-
dc.creatorMoura, Maria Sandreli Cruz-
dc.date.accessioned2021-03-22T11:18:07Z-
dc.date.available2021-03-22T11:18:07Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33082-
dc.description.abstractEste estudo busca através de um panorama de movimentos históricos marcados pela exclusão e segregação das pessoas portadoras de deficiência, analisar práticas desenvolvidas em uma escola regular, onde têm sido desenvolvidas propostas inclusivas. O foco desta pesquisa foi conhecer a ação do PROFESSOR ITINERANTE E DO PROFESSOR DAS SALAS MULTIFUNCIONAL COMO SUPORTE PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, tendo como objetivo analisar os serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) prestados na rede regular de ensino, relacionando-o com a concepção de uma escola inclusiva, a partir das vivencias e dos conhecimentos feito por uma observação informal em uma Escola Regular que contempla a Educação Especial. Partido desse pressuposto, a escola deve possibilitar o acesso e a permanência dos alunos ditos normais dentro da rede regular de ensino para os alunos que tenham algum tipo de deficiência. Como serviços de apoio especializados, podemos destacar o professor itinerante e as classes multifuncionais. Coube-nos refletir sobre estes serviços de apoio, buscando clareza sobre o papel destes profissionais, conhecendo sua atuação dentro da rede regular de ensino, desvelando as possibilidades de atuação. Este estudo tem como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, seu desenvolvimento se deu através do estudo, realizado em uma Escola Estadual da cidade de Salvador, com professores que atuam na modalidade Itinerante e nas Salas Multifuncionais. Tendo como instrumentos para análise, a observação informal, aplicação de questionário e conversas. Os resultados revelaram que ainda falta muito para se chegar a uma educação especial de qualidade, onde se consiga inserir todo alunado de forma igualitária, dando suporte, possibilitando a aquisição ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessor itinerantept_BR
dc.subjectSala multifuncionalpt_BR
dc.titleO professor itinerante e salas multifuncionais como suporte para educação inclusiva.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.refereesGalvão Filho, Teófilo Alves-
dc.contributor.refereesMartinez, Amanda Botelho Corbacho-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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