Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32707
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A atuação do professor na adaptação de crianças na creche. |
Authors: | Zenetos, Juliana |
metadata.dc.creator: | Zenetos, Juliana |
Abstract: | Este estudo trata de uma discussão sobre a importância da atuação professor no processo adaptativo de crianças à creche. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando compreender historicamente como a sociedade do século XXI percebe a infância, a funcionalidade da creche, os direitos dos infantes à educação, a transição família-escola e a adaptação escolar dos educandos de zero a três anos. Para dessa forma, entender a relevância da atuação docente na adaptação à creche dos pequenos infantes. Sendo assim, este estudo tem a pretensão de analisar algumas estratégias utilizadas pelos educadores de creche que apresentem a finalidade de favorecer a construção de vínculos afetivos e o desenvolvimento psicológico, físico e social dos educandos. Ao fim da discussão, a autora constata que para alcançar esses objetivos, o educador necessita realizar um planejamento pedagógico referente ao período da adaptação escolar buscando conhecer e respeitar as singularidades e necessidades de cada infante pretendendo possibilitar condições para que as crianças se sintam acolhidas e seguras na creche |
Keywords: | adaptação escolar creche educador de creche |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32707 |
Issue Date: | 27-Jan-2021 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação (4).pdf | 217,33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.