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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32424
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A internet como ferramenta ou elemento estruturante: estudo de caso na escola experimental. |
Autor : | Vieira, Verônica Terto Ferreira |
metadata.dc.creator: | Vieira, Verônica Terto Ferreira |
Resumen : | No contexto em que estão as relações sociais na contemporaneidade, as tecnologias de informação e comunicação representam as formas mais fluidas de manifestação da cultura. Esta, que cria constantemente novas formas de comunicação, caracteriza-se por uma cultura ciber, no ciberespaço. Estando a sociedade imersa nesse espaço cibernético, todas as suas instâncias são também a ela pertencentes. A escola, uma das mais importantes dessas instâncias, calcada em modelos analógicos de ensino, precisa então decidir se continua com os “modelos” pedagógicos tradicionais, incorporando as TIC, especialmente a internet, de forma instrumental, ou se opta por conhecer suas possibilidades e potencialidades para então trabalhar de forma estruturante em um contexto cibercultural. Algumas escolas já se intitulam “modernas” e oferecem aulas de informática com acesso à internet. Como sabemos que esse fator por si só não as fazem trabalhar dentro do contexto necessário para a comunicação contemporânea, foi selecionada uma escola da rede particular de ensino, dentre as inúmeras escolas do país, para se analisar a concepção que tem das TIC e como a sua apropriação acontece, já que incluiu a informática em seu ensino. Essa escola se mostrou interessada pelo retorno desta pesquisa, o que fez a escolha por ela ser decisiva. A estratégia para essa análise foi o estudo de caso, que se deu na escola Experimental, e teve como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores do ensino fundamental e de que forma essa se relaciona a tecnologia mais popular: a internet. Para tanto, fez-se necessário observações, registros diários, análise documental e entrevistas com os sujeitos mais envolvidos: alunos e professores. As categorias emergentes foram interpretadas baseadas na fundamentação teórica acerca das TIC e das novas formas de organização social, a partir da sua imersão no ciberespaço. Após essas etapas, análise, interpretação e discussão, os resultados encontrados foram referentes a um perfil de escola que se apropria, ainda, da internet como ferramenta de auxílio em suas dinâmicas cotidianas. Escolas como essa, possuem avanço tecnológico, mas não utilizam isso para propiciar o que há de mais pode acrescer o seu trabalho pedagógico: a interatividade livre entre todos os sujeitos envolvidos no contexto, novas educações e novas formas de organização do trabalho pedagógico. Sendo a escola uma de suas instâncias mais importantes, esta deve conhecer as potencialidades de se trabalhar com as tecnologias e se apropriar da forma mais condizente com os avanços e com as novas manifestações de cultura desta sociedade. O que se busca não é apenas fazer com que a internet esteja na escola, mas, principalmente, permitir que estejam todos, escola, professores, alunos, e outros sujeitos, na internet, num contexto estruturante de apropriação das TIC. |
Palabras clave : | Internet Tecnologias da informação e comunicação Escola Cibercultura |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32424 |
Fecha de publicación : | 20-nov-2020 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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