Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32424
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bonilla, Maria Helena Silveira | - |
dc.contributor.author | Vieira, Verônica Terto Ferreira | - |
dc.creator | Vieira, Verônica Terto Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T12:59:20Z | - |
dc.date.available | 2020-11-20T12:59:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-20 | - |
dc.date.submitted | 2008-12-09 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32424 | - |
dc.description.abstract | No contexto em que estão as relações sociais na contemporaneidade, as tecnologias de informação e comunicação representam as formas mais fluidas de manifestação da cultura. Esta, que cria constantemente novas formas de comunicação, caracteriza-se por uma cultura ciber, no ciberespaço. Estando a sociedade imersa nesse espaço cibernético, todas as suas instâncias são também a ela pertencentes. A escola, uma das mais importantes dessas instâncias, calcada em modelos analógicos de ensino, precisa então decidir se continua com os “modelos” pedagógicos tradicionais, incorporando as TIC, especialmente a internet, de forma instrumental, ou se opta por conhecer suas possibilidades e potencialidades para então trabalhar de forma estruturante em um contexto cibercultural. Algumas escolas já se intitulam “modernas” e oferecem aulas de informática com acesso à internet. Como sabemos que esse fator por si só não as fazem trabalhar dentro do contexto necessário para a comunicação contemporânea, foi selecionada uma escola da rede particular de ensino, dentre as inúmeras escolas do país, para se analisar a concepção que tem das TIC e como a sua apropriação acontece, já que incluiu a informática em seu ensino. Essa escola se mostrou interessada pelo retorno desta pesquisa, o que fez a escolha por ela ser decisiva. A estratégia para essa análise foi o estudo de caso, que se deu na escola Experimental, e teve como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores do ensino fundamental e de que forma essa se relaciona a tecnologia mais popular: a internet. Para tanto, fez-se necessário observações, registros diários, análise documental e entrevistas com os sujeitos mais envolvidos: alunos e professores. As categorias emergentes foram interpretadas baseadas na fundamentação teórica acerca das TIC e das novas formas de organização social, a partir da sua imersão no ciberespaço. Após essas etapas, análise, interpretação e discussão, os resultados encontrados foram referentes a um perfil de escola que se apropria, ainda, da internet como ferramenta de auxílio em suas dinâmicas cotidianas. Escolas como essa, possuem avanço tecnológico, mas não utilizam isso para propiciar o que há de mais pode acrescer o seu trabalho pedagógico: a interatividade livre entre todos os sujeitos envolvidos no contexto, novas educações e novas formas de organização do trabalho pedagógico. Sendo a escola uma de suas instâncias mais importantes, esta deve conhecer as potencialidades de se trabalhar com as tecnologias e se apropriar da forma mais condizente com os avanços e com as novas manifestações de cultura desta sociedade. O que se busca não é apenas fazer com que a internet esteja na escola, mas, principalmente, permitir que estejam todos, escola, professores, alunos, e outros sujeitos, na internet, num contexto estruturante de apropriação das TIC. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.title | A internet como ferramenta ou elemento estruturante: estudo de caso na escola experimental. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Bonilla, Maria Helena Silveira | - |
dc.contributor.referees | Halmann, Adriane Lizbehd | - |
dc.contributor.referees | Argollo, Rita Virginia Alves Santos | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERÔNICA TERTO FERREIRA VIEIRA.pdf | 371,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.