Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32389
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Sobre identidades e identidades de gênero no ambiente escolar – algumas reflexões! |
Autor : | Gouvêa, Mirella Tavares Duran |
metadata.dc.creator: | Gouvêa, Mirella Tavares Duran |
Resumen : | O presente estudo aborda a construção das identidades do sujeito, em especial, a identidade de gênero. Para tanto, veremos que a identidade é um constructo social desenvolvido ao longo do processo de formação do indivíduo e que este não é algo estável, ao contrário, está em constante formação e transformação. Analisa a questão das relações de gênero em seu caráter formador a partir das representações simbólicas da sociedade, ocasionando a formação de “jogos de poder” entre os sexos. Traremos o ambiente escolar como segundo meio de socialização depois da família para exemplificar como ocorrem as relações de gênero, mostrando a percepção das crianças como possuidoras de gênero e a família como co-responsável pelo processo de construção da identidade de gênero da criança. |
Palabras clave : | Identidade de gênero Relações de gênero Jogos de poder Ambiente escolar Família |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/ Faced |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32389 |
Fecha de publicación : | 10-nov-2020 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.