Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32389
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Sobre identidades e identidades de gênero no ambiente escolar – algumas reflexões!
Autor : Gouvêa, Mirella Tavares Duran
metadata.dc.creator: Gouvêa, Mirella Tavares Duran
Resumen : O presente estudo aborda a construção das identidades do sujeito, em especial, a identidade de gênero. Para tanto, veremos que a identidade é um constructo social desenvolvido ao longo do processo de formação do indivíduo e que este não é algo estável, ao contrário, está em constante formação e transformação. Analisa a questão das relações de gênero em seu caráter formador a partir das representações simbólicas da sociedade, ocasionando a formação de “jogos de poder” entre os sexos. Traremos o ambiente escolar como segundo meio de socialização depois da família para exemplificar como ocorrem as relações de gênero, mostrando a percepção das crianças como possuidoras de gênero e a família como co-responsável pelo processo de construção da identidade de gênero da criança.
Palabras clave : Identidade de gênero
Relações de gênero
Jogos de poder
Ambiente escolar
Família
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/ Faced
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32389
Fecha de publicación : 10-nov-2020
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.