Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32389
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Sobre identidades e identidades de gênero no ambiente escolar – algumas reflexões! |
Authors: | Gouvêa, Mirella Tavares Duran |
metadata.dc.creator: | Gouvêa, Mirella Tavares Duran |
Abstract: | O presente estudo aborda a construção das identidades do sujeito, em especial, a identidade de gênero. Para tanto, veremos que a identidade é um constructo social desenvolvido ao longo do processo de formação do indivíduo e que este não é algo estável, ao contrário, está em constante formação e transformação. Analisa a questão das relações de gênero em seu caráter formador a partir das representações simbólicas da sociedade, ocasionando a formação de “jogos de poder” entre os sexos. Traremos o ambiente escolar como segundo meio de socialização depois da família para exemplificar como ocorrem as relações de gênero, mostrando a percepção das crianças como possuidoras de gênero e a família como co-responsável pelo processo de construção da identidade de gênero da criança. |
Keywords: | Identidade de gênero Relações de gênero Jogos de poder Ambiente escolar Família |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/ Faced |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32389 |
Issue Date: | 10-Nov-2020 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.