Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32281
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A aprendizagem do jovem e do adulto mediante o processo de alfabetização |
Autor : | Santos, Cristiana Gomes dos Reis |
metadata.dc.creator: | Santos, Cristiana Gomes dos Reis |
Resumen : | Este estudo pretende esclarecer como se dá a aprendizagem do jovem e do adulto mediante o processo de alfabetização. Dessa forma, tendo a pesquisa bibliográfica como principal abordagem metodológica, é que se buscou alcançar quatro objetivos na construção deste trabalho científico, representados pelos quatro capítulos que o compõem, mediante a concepção de que para explicar o processo de aprendizagem é necessário considerar alguns aspectos indispensáveis a essa compreensão. Por isso, o primeiro objetivo, foi investigar as raízes do analfabetismo no Brasil, através da análise das obras dos seguintes autores: Ana Maria Araújo Freire e Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro. O material analisado forneceu os dados necessários para esclarecer a origem desse fenômeno que, atualmente, ainda é um problema que precisa ser sanado pelo sistema de educação vigente. O segundo objetivo, que mais se aproxima do que se considera primordial neste estudo, foi compreender como se dá a aprendizagem do jovem e do adulto. Para isso, foi necessária uma busca as teorias de aprendizagem, tendo como principais referências os autores: Jerome S. Bruner, David Ausubel e L. S. Vygotsky, os quais, através de alguns aspectos, facilitaram a compreensão a respeito do processo de aprendizagem. O terceiro objetivo foi buscar formas construtivas de ajudar o indivíduo a adquirir habilidade para ler e escrever, tendo como base teórica as concepções de Emília Ferreiro a respeito da alfabetização. O quarto objetivo foi contribuir para o desenvolvimento de ações, por parte do educador, através da adoção de uma metodologia que tenha o diálogo, entre os sujeitos do processo educativo, como principal instrumento facilitador da aprendizagem, como propõe os princípios inspirados nas idéias de Paulo Freire que visam nortear a prática pedagógica na educação de jovens e adultos. |
Palabras clave : | Aprendizagem de jovens e adultos Processo de alfabetização Fenômeno do analfabetismo Teorias de aprendizagem Aquisição da lecto-escrita Educação de jovens e adultos |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32281 |
Fecha de publicación : | 5-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação.pdf | 336,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.