Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32281
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A aprendizagem do jovem e do adulto mediante o processo de alfabetização
Authors: Santos, Cristiana Gomes dos Reis
metadata.dc.creator: Santos, Cristiana Gomes dos Reis
Abstract: Este estudo pretende esclarecer como se dá a aprendizagem do jovem e do adulto mediante o processo de alfabetização. Dessa forma, tendo a pesquisa bibliográfica como principal abordagem metodológica, é que se buscou alcançar quatro objetivos na construção deste trabalho científico, representados pelos quatro capítulos que o compõem, mediante a concepção de que para explicar o processo de aprendizagem é necessário considerar alguns aspectos indispensáveis a essa compreensão. Por isso, o primeiro objetivo, foi investigar as raízes do analfabetismo no Brasil, através da análise das obras dos seguintes autores: Ana Maria Araújo Freire e Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro. O material analisado forneceu os dados necessários para esclarecer a origem desse fenômeno que, atualmente, ainda é um problema que precisa ser sanado pelo sistema de educação vigente. O segundo objetivo, que mais se aproxima do que se considera primordial neste estudo, foi compreender como se dá a aprendizagem do jovem e do adulto. Para isso, foi necessária uma busca as teorias de aprendizagem, tendo como principais referências os autores: Jerome S. Bruner, David Ausubel e L. S. Vygotsky, os quais, através de alguns aspectos, facilitaram a compreensão a respeito do processo de aprendizagem. O terceiro objetivo foi buscar formas construtivas de ajudar o indivíduo a adquirir habilidade para ler e escrever, tendo como base teórica as concepções de Emília Ferreiro a respeito da alfabetização. O quarto objetivo foi contribuir para o desenvolvimento de ações, por parte do educador, através da adoção de uma metodologia que tenha o diálogo, entre os sujeitos do processo educativo, como principal instrumento facilitador da aprendizagem, como propõe os princípios inspirados nas idéias de Paulo Freire que visam nortear a prática pedagógica na educação de jovens e adultos.
Keywords: Aprendizagem de jovens e adultos
Processo de alfabetização
Fenômeno do analfabetismo
Teorias de aprendizagem
Aquisição da lecto-escrita
Educação de jovens e adultos
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32281
Issue Date: 5-Oct-2020
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia de Graduação.pdf336,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.