Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Santos, Cristiana Gomes dos Reis | - |
dc.creator | Santos, Cristiana Gomes dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-05T20:27:09Z | - |
dc.date.available | 2020-10-05T20:27:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32281 | - |
dc.description.abstract | Este estudo pretende esclarecer como se dá a aprendizagem do jovem e do adulto mediante o processo de alfabetização. Dessa forma, tendo a pesquisa
bibliográfica como principal abordagem metodológica, é que se buscou alcançar quatro objetivos na construção deste trabalho científico, representados pelos quatro capítulos que o compõem, mediante a concepção de que para explicar o processo de aprendizagem é necessário considerar alguns aspectos
indispensáveis a essa compreensão. Por isso, o primeiro objetivo, foi investigar as raízes do analfabetismo no Brasil, através da análise das obras dos seguintes autores: Ana Maria Araújo Freire e Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro. O material analisado forneceu os dados necessários para esclarecer a origem desse fenômeno que, atualmente, ainda é um problema que precisa ser sanado pelo sistema de educação vigente. O segundo objetivo, que mais se aproxima do que se considera primordial neste estudo, foi compreender como se dá a aprendizagem do jovem e do adulto. Para isso, foi necessária uma
busca as teorias de aprendizagem, tendo como principais referências os autores: Jerome S. Bruner, David Ausubel e L. S. Vygotsky, os quais, através de
alguns aspectos, facilitaram a compreensão a respeito do processo de aprendizagem. O terceiro objetivo foi buscar formas construtivas de ajudar o indivíduo a adquirir habilidade para ler e escrever, tendo como base teórica as concepções de Emília Ferreiro a respeito da alfabetização. O quarto objetivo foi
contribuir para o desenvolvimento de ações, por parte do educador, através da adoção de uma metodologia que tenha o diálogo, entre os sujeitos do processo
educativo, como principal instrumento facilitador da aprendizagem, como propõe os princípios inspirados nas idéias de Paulo Freire que visam nortear a prática pedagógica na educação de jovens e adultos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Processo de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Fenômeno do analfabetismo | pt_BR |
dc.subject | Teorias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da lecto-escrita | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem do jovem e do adulto mediante o processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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