Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25199
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Reflexões sobre filosofia e história da biologia e educação
Autor : Dal-Farra, Rossano
Nunes Neto, Nei de Freitas
metadata.dc.creator: Dal-Farra, Rossano
Nunes Neto, Nei de Freitas
Resumen : As construções curriculares contemporâneas buscam a realização de um processo educativo que apresente uma consonância entre a produção científica e as práticas educativas empregadas no cotidiano das atividades de professores e alunos nos nossos processos de ensino e aprendizagem. Neste processo, no que tange à Filosofia e História da Biologia, é imprescindível que as transposições didáticas realizadas respeitem os pressupostos subjacentes ao desenvolvimento histórico assim como as questões filosóficas suscitadas pela ciência. Da mesma forma, devem constituir-se em propulsores de uma educação científica que contribua com o trabalho e a vida dos professores dos estudantes. Diante de tais premissas, este artigo aborda algumas reflexões a respeito da inserção de Filosofia e História da Ciência, no ensino de Biologia, sugerindo possibilidades de construção de práticas educativas que possam contribuir para os processos de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis da educação.
Palabras clave : Filosofia e história da biologia
Transposição didática
Ensino contextualizado
Ensino de biologia
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : ULBRA
Citación : DAL-FARRA, R.; NUNES-NETO, N. Reflexões sobre filosofia e história da biologia e educação. Acta Scientiae, Canoas, v. 16, n. 2, p. 370-382, maio-ago, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25199
Fecha de publicación : ago-2014
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PPGEFHC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dalfarra e Nunes Neto - 2014.pdf545,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.