Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25199
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Reflexões sobre filosofia e história da biologia e educação |
Authors: | Dal-Farra, Rossano Nunes Neto, Nei de Freitas |
metadata.dc.creator: | Dal-Farra, Rossano Nunes Neto, Nei de Freitas |
Abstract: | As construções curriculares contemporâneas buscam a realização de um processo educativo que apresente uma consonância entre a produção científica e as práticas educativas empregadas no cotidiano das atividades de professores e alunos nos nossos processos de ensino e aprendizagem. Neste processo, no que tange à Filosofia e História da Biologia, é imprescindível que as transposições didáticas realizadas respeitem os pressupostos subjacentes ao desenvolvimento histórico assim como as questões filosóficas suscitadas pela ciência. Da mesma forma, devem constituir-se em propulsores de uma educação científica que contribua com o trabalho e a vida dos professores dos estudantes. Diante de tais premissas, este artigo aborda algumas reflexões a respeito da inserção de Filosofia e História da Ciência, no ensino de Biologia, sugerindo possibilidades de construção de práticas educativas que possam contribuir para os processos de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis da educação. |
Keywords: | Filosofia e história da biologia Transposição didática Ensino contextualizado Ensino de biologia |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | ULBRA |
Citation: | DAL-FARRA, R.; NUNES-NETO, N. Reflexões sobre filosofia e história da biologia e educação. Acta Scientiae, Canoas, v. 16, n. 2, p. 370-382, maio-ago, 2014. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25199 |
Issue Date: | Aug-2014 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (PPGEFHC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dalfarra e Nunes Neto - 2014.pdf | 545,82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.