Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25199
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Reflexões sobre filosofia e história da biologia e educação
Authors: Dal-Farra, Rossano
Nunes Neto, Nei de Freitas
metadata.dc.creator: Dal-Farra, Rossano
Nunes Neto, Nei de Freitas
Abstract: As construções curriculares contemporâneas buscam a realização de um processo educativo que apresente uma consonância entre a produção científica e as práticas educativas empregadas no cotidiano das atividades de professores e alunos nos nossos processos de ensino e aprendizagem. Neste processo, no que tange à Filosofia e História da Biologia, é imprescindível que as transposições didáticas realizadas respeitem os pressupostos subjacentes ao desenvolvimento histórico assim como as questões filosóficas suscitadas pela ciência. Da mesma forma, devem constituir-se em propulsores de uma educação científica que contribua com o trabalho e a vida dos professores dos estudantes. Diante de tais premissas, este artigo aborda algumas reflexões a respeito da inserção de Filosofia e História da Ciência, no ensino de Biologia, sugerindo possibilidades de construção de práticas educativas que possam contribuir para os processos de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis da educação.
Keywords: Filosofia e história da biologia
Transposição didática
Ensino contextualizado
Ensino de biologia
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: ULBRA
Citation: DAL-FARRA, R.; NUNES-NETO, N. Reflexões sobre filosofia e história da biologia e educação. Acta Scientiae, Canoas, v. 16, n. 2, p. 370-382, maio-ago, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25199
Issue Date: Aug-2014
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (PPGEFHC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dalfarra e Nunes Neto - 2014.pdf545,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.