Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20693
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Vínculos organizacionais: o caso dos profissionais de alta escolaridade em postos médios
Autor : Castro, Michele Nunes Silva de
metadata.dc.creator: Castro, Michele Nunes Silva de
Resumen : Esta pesquisa analisou a forma como os técnicos administrativos em educação se vinculam a uma instituição de ensino profissionalizante em Salvador no Estado da Bahia. A amostra foi constituída de 80 servidores efetivos, todos ingressantes em postos de nível médio, dos quais 68 ainda permanecem na instituição e 12 já se desligaram. Realizou-se uma pesquisa descritiva, que utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa, com base em um estudo de caso. Na abordagem quantitativa, foi utilizado um questionário baseado na teoria de vínculos organizacionais de Kramer e Faria (2007). Nos dois grupos os fatores do vínculo organizacional que obtiveram maiores médias foram: sentimento de pertença, idealização da organização e integração entre os membros. Todos os vínculos pesquisados foram identificados em ambos os grupos. A diferença ocorreu na intensidade das formações vinculares. Os gestores citaram, através de relatos, as implicações e até pontos positivos gerados pelas condições vinculares criadas a partir do fenômeno tratado neste trabalho que é a ocupação de postos médios por pessoas com alto grau de escolaridade.
ABSTRACT This research examined how the administrative staff in education are linked to a vocational education institution in Salvador in Bahia. The sample consisted of 80 effective servers, all freshmen in high-level posts, of which 68 still remain in the institution and 12 already hung up. We conducted a descriptive research that used quantitative and qualitative approaches, based on a case study. The quantitative approach, we used a questionnaire based on organizational links theory Kramer and Faria (2007). In both groups the organizational factors that bond had higher averages were: feeling of belonging, the organization's idealization and integration among members. All surveyed bonds were identified in both groups. The difference occurred in the intensity of link training. Managers cited by reports, the implications and even positives generated by vinculares conditions created from the phenomenon dealt with in this work is the occupation of posts by average people with high level of education.
Palabras clave : Vínculo organizacional
Gestão educacional
Técnico Administrativo em Educação
Administração de pessoal
Serviço Publico - Concursos
Motivação no trabalho
Escolaridade
Organizational link
Administrative technician education
Education management
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20693
Fecha de publicación : 26-sep-2016
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO-MICHELE NUNES SILVA DE CASTRO-IMPRESSA.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.