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dc.contributor.advisorLordêlo, José Albertino Carvalho-
dc.contributor.authorCastro, Michele Nunes Silva de-
dc.creatorCastro, Michele Nunes Silva de-
dc.date.accessioned2016-09-26T18:19:39Z-
dc.date.available2016-09-26T18:19:39Z-
dc.date.issued2016-09-26-
dc.date.submitted2014-07-29-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20693-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisou a forma como os técnicos administrativos em educação se vinculam a uma instituição de ensino profissionalizante em Salvador no Estado da Bahia. A amostra foi constituída de 80 servidores efetivos, todos ingressantes em postos de nível médio, dos quais 68 ainda permanecem na instituição e 12 já se desligaram. Realizou-se uma pesquisa descritiva, que utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa, com base em um estudo de caso. Na abordagem quantitativa, foi utilizado um questionário baseado na teoria de vínculos organizacionais de Kramer e Faria (2007). Nos dois grupos os fatores do vínculo organizacional que obtiveram maiores médias foram: sentimento de pertença, idealização da organização e integração entre os membros. Todos os vínculos pesquisados foram identificados em ambos os grupos. A diferença ocorreu na intensidade das formações vinculares. Os gestores citaram, através de relatos, as implicações e até pontos positivos gerados pelas condições vinculares criadas a partir do fenômeno tratado neste trabalho que é a ocupação de postos médios por pessoas com alto grau de escolaridade.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research examined how the administrative staff in education are linked to a vocational education institution in Salvador in Bahia. The sample consisted of 80 effective servers, all freshmen in high-level posts, of which 68 still remain in the institution and 12 already hung up. We conducted a descriptive research that used quantitative and qualitative approaches, based on a case study. The quantitative approach, we used a questionnaire based on organizational links theory Kramer and Faria (2007). In both groups the organizational factors that bond had higher averages were: feeling of belonging, the organization's idealization and integration among members. All surveyed bonds were identified in both groups. The difference occurred in the intensity of link training. Managers cited by reports, the implications and even positives generated by vinculares conditions created from the phenomenon dealt with in this work is the occupation of posts by average people with high level of education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVínculo organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectTécnico Administrativo em Educaçãopt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectServiço Publico - Concursospt_BR
dc.subjectMotivação no trabalhopt_BR
dc.subjectEscolaridadept_BR
dc.subjectOrganizational linkpt_BR
dc.subjectAdministrative technician educationpt_BR
dc.subjectEducation managementpt_BR
dc.titleVínculos organizacionais: o caso dos profissionais de alta escolaridade em postos médiospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFerreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.refereesFrança Filho, Genauto Carvalho de-
dc.contributor.refereesRibeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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