Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20693
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Vínculos organizacionais: o caso dos profissionais de alta escolaridade em postos médios |
Authors: | Castro, Michele Nunes Silva de |
metadata.dc.creator: | Castro, Michele Nunes Silva de |
Abstract: | Esta pesquisa analisou a forma como os técnicos administrativos em educação
se vinculam a uma instituição de ensino profissionalizante em Salvador no
Estado da Bahia. A amostra foi constituída de 80 servidores efetivos, todos
ingressantes em postos de nível médio, dos quais 68 ainda permanecem na
instituição e 12 já se desligaram. Realizou-se uma pesquisa descritiva, que
utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa, com base em um estudo de
caso. Na abordagem quantitativa, foi utilizado um questionário baseado na
teoria de vínculos organizacionais de Kramer e Faria (2007). Nos dois grupos
os fatores do vínculo organizacional que obtiveram maiores médias foram:
sentimento de pertença, idealização da organização e integração entre os
membros. Todos os vínculos pesquisados foram identificados em ambos os
grupos. A diferença ocorreu na intensidade das formações vinculares. Os
gestores citaram, através de relatos, as implicações e até pontos positivos
gerados pelas condições vinculares criadas a partir do fenômeno tratado neste
trabalho que é a ocupação de postos médios por pessoas com alto grau de
escolaridade. ABSTRACT This research examined how the administrative staff in education are linked to a vocational education institution in Salvador in Bahia. The sample consisted of 80 effective servers, all freshmen in high-level posts, of which 68 still remain in the institution and 12 already hung up. We conducted a descriptive research that used quantitative and qualitative approaches, based on a case study. The quantitative approach, we used a questionnaire based on organizational links theory Kramer and Faria (2007). In both groups the organizational factors that bond had higher averages were: feeling of belonging, the organization's idealization and integration among members. All surveyed bonds were identified in both groups. The difference occurred in the intensity of link training. Managers cited by reports, the implications and even positives generated by vinculares conditions created from the phenomenon dealt with in this work is the occupation of posts by average people with high level of education. |
Keywords: | Vínculo organizacional Gestão educacional Técnico Administrativo em Educação Administração de pessoal Serviço Publico - Concursos Motivação no trabalho Escolaridade Organizational link Administrative technician education Education management |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20693 |
Issue Date: | 26-Sep-2016 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO-MICHELE NUNES SILVA DE CASTRO-IMPRESSA.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.