Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11899
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Aprender a ensinar: a formação inicial de professores de história nas Faculdades Jorge Amado |
Autor : | Barreto, Márcia Gabriela de Aguiar |
metadata.dc.creator: | Barreto, Márcia Gabriela de Aguiar |
Resumen : | A preocupação central deste trabalho é perceber o currículo do curso de formação de professores oferecido pelas Faculdades Jorge Amado em Salvador, construído cotidianamente pelos professores-formadores e licenciandos diante das exigências do estágio curricular e das expectativas de formação profissional. Ao longo das reflexões acerca do processo de formação desses professores de História a partir da adoção do estudo de caso, o estágio destacou-se como espaço de convergência dos saberes docentes e a pesquisa orientou-se no sentido de compreender a visão dos licenciandos sobre o projeto curricular do curso, tendo em vista suas concepções sobre o que é ensinar e aprender História, assim como suas expectativas profissionais. Através da abordagem metodológica etnográfica, os licenciandos foram ouvidos em entrevistas individuais e em grupo, como também foram analisados relatórios e portfólios de estágios. Além disso, realizouse a contextualização do processo de implantação dos cursos de formação para professores da educação básica e das instituições de ensino superior através da pesquisa bibliográfica. Nessa perspectiva, revelou-se a concepção do curso, o modelo de professor almejado, os conflitos em torno dos saberes docentes e a potencialidade do sujeito histórico. Por outro lado, a pesquisa descortinou as implicações da autora sobre o ensino de História na educação básica e superior através de uma ação refletida sobre as suas concepções e práticas como professora que ajuda a aprender a ensinar História. |
Palabras clave : | Formação de professores Saberes docentes Ensino de história Estágio Formação inicial Formación de profesores Enseño de historia Práctica Formación inicial y currículo Currículo |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11899 |
Fecha de publicación : | 2007 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcia Barreto.pdf | 448,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.