Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTourinho, Maria Antonieta Campos-
dc.contributor.authorBarreto, Márcia Gabriela de Aguiar-
dc.creatorBarreto, Márcia Gabriela de Aguiar-
dc.date.accessioned2013-06-12T16:38:36Z-
dc.date.available2013-06-12T16:38:36Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11899-
dc.description.abstractA preocupação central deste trabalho é perceber o currículo do curso de formação de professores oferecido pelas Faculdades Jorge Amado em Salvador, construído cotidianamente pelos professores-formadores e licenciandos diante das exigências do estágio curricular e das expectativas de formação profissional. Ao longo das reflexões acerca do processo de formação desses professores de História a partir da adoção do estudo de caso, o estágio destacou-se como espaço de convergência dos saberes docentes e a pesquisa orientou-se no sentido de compreender a visão dos licenciandos sobre o projeto curricular do curso, tendo em vista suas concepções sobre o que é ensinar e aprender História, assim como suas expectativas profissionais. Através da abordagem metodológica etnográfica, os licenciandos foram ouvidos em entrevistas individuais e em grupo, como também foram analisados relatórios e portfólios de estágios. Além disso, realizouse a contextualização do processo de implantação dos cursos de formação para professores da educação básica e das instituições de ensino superior através da pesquisa bibliográfica. Nessa perspectiva, revelou-se a concepção do curso, o modelo de professor almejado, os conflitos em torno dos saberes docentes e a potencialidade do sujeito histórico. Por outro lado, a pesquisa descortinou as implicações da autora sobre o ensino de História na educação básica e superior através de uma ação refletida sobre as suas concepções e práticas como professora que ajuda a aprender a ensinar História.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectEnseño de historiapt_BR
dc.subjectPrácticapt_BR
dc.subjectFormación inicial y currículopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleAprender a ensinar: a formação inicial de professores de história nas Faculdades Jorge Amadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia Barreto.pdf448,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.