Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11899
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tourinho, Maria Antonieta Campos | - |
dc.contributor.author | Barreto, Márcia Gabriela de Aguiar | - |
dc.creator | Barreto, Márcia Gabriela de Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-12T16:38:36Z | - |
dc.date.available | 2013-06-12T16:38:36Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11899 | - |
dc.description.abstract | A preocupação central deste trabalho é perceber o currículo do curso de formação de professores oferecido pelas Faculdades Jorge Amado em Salvador, construído cotidianamente pelos professores-formadores e licenciandos diante das exigências do estágio curricular e das expectativas de formação profissional. Ao longo das reflexões acerca do processo de formação desses professores de História a partir da adoção do estudo de caso, o estágio destacou-se como espaço de convergência dos saberes docentes e a pesquisa orientou-se no sentido de compreender a visão dos licenciandos sobre o projeto curricular do curso, tendo em vista suas concepções sobre o que é ensinar e aprender História, assim como suas expectativas profissionais. Através da abordagem metodológica etnográfica, os licenciandos foram ouvidos em entrevistas individuais e em grupo, como também foram analisados relatórios e portfólios de estágios. Além disso, realizouse a contextualização do processo de implantação dos cursos de formação para professores da educação básica e das instituições de ensino superior através da pesquisa bibliográfica. Nessa perspectiva, revelou-se a concepção do curso, o modelo de professor almejado, os conflitos em torno dos saberes docentes e a potencialidade do sujeito histórico. Por outro lado, a pesquisa descortinou as implicações da autora sobre o ensino de História na educação básica e superior através de uma ação refletida sobre as suas concepções e práticas como professora que ajuda a aprender a ensinar História. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | pt_BR |
dc.subject | Enseño de historia | pt_BR |
dc.subject | Práctica | pt_BR |
dc.subject | Formación inicial y currículo | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Aprender a ensinar: a formação inicial de professores de história nas Faculdades Jorge Amado | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcia Barreto.pdf | 448,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.