Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11039
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Um estudo de caso sobre a práxis da professora polivalente na escola comunitária: os caminhos do ensino de História
Autor : Monteiro, Heloisa Helena Tourinho
metadata.dc.creator: Monteiro, Heloisa Helena Tourinho
Resumen : A pesquisa intitulada: Um estudo de caso sobre a práxis da professora polivalente na Escola Comunitária: os caminhos do ensino de História - investigou o cotidiano de uma professora da 4ª série do Ensino Fundamental durante o ano letivo de 2007, com o objetivo de analisar sua práxis de ensino no que se refere à disciplina História. Através de uma pesquisa de caráter qualitativo etnográfico o estudo de caso pretendeu aprofundar as abordagens teóricas que fundamentam a práxis da referida professora. Este trabalho foi realizado em uma Escola Comunitária na cidade de Salvador-Ba, revelando no decorrer da pesquisa os aspectos que caracterizam e definem a rede comunitária e suas relações político-educativas com a história da infância e o ensino de História para crianças nesta cidade. Algumas soluções são apontadas para resolver o paradoxo da professora polivalente que ministra aulas de disciplinas nas quais ela não se especializou e que por isso desconhece as especificidades teóricas e metodológicas destas matérias.
Palabras clave : Currículo e formação de professor
Infância
Escola comunitária
Séries iniciais
Ensino fundamental
Ensino de história
Educação
Community school
Fundamental education
History teaching
Infancy
Curriculum and teacher’s graduation
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11039
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Heloisa Monteiro.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.