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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11039
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Um estudo de caso sobre a práxis da professora polivalente na escola comunitária: os caminhos do ensino de História |
Autor : | Monteiro, Heloisa Helena Tourinho |
metadata.dc.creator: | Monteiro, Heloisa Helena Tourinho |
Resumen : | A pesquisa intitulada: Um estudo de caso sobre a práxis da professora polivalente na Escola Comunitária: os caminhos do ensino de História - investigou o cotidiano de uma professora da 4ª série do Ensino Fundamental durante o ano letivo de 2007, com o objetivo de analisar sua práxis de ensino no que se refere à disciplina História. Através de uma pesquisa de caráter qualitativo etnográfico o estudo de caso pretendeu aprofundar as abordagens teóricas que fundamentam a práxis da referida professora. Este trabalho foi realizado em uma Escola Comunitária na cidade de Salvador-Ba, revelando no decorrer da pesquisa os aspectos que caracterizam e definem a rede comunitária e suas relações político-educativas com a história da infância e o ensino de História para crianças nesta cidade. Algumas soluções são apontadas para resolver o paradoxo da professora polivalente que ministra aulas de disciplinas nas quais ela não se especializou e que por isso desconhece as especificidades teóricas e metodológicas destas matérias. |
Palabras clave : | Currículo e formação de professor Infância Escola comunitária Séries iniciais Ensino fundamental Ensino de história Educação Community school Fundamental education History teaching Infancy Curriculum and teacher’s graduation |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11039 |
Fecha de publicación : | 2008 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
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