Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11039
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Um estudo de caso sobre a práxis da professora polivalente na escola comunitária: os caminhos do ensino de História
Authors: Monteiro, Heloisa Helena Tourinho
metadata.dc.creator: Monteiro, Heloisa Helena Tourinho
Abstract: A pesquisa intitulada: Um estudo de caso sobre a práxis da professora polivalente na Escola Comunitária: os caminhos do ensino de História - investigou o cotidiano de uma professora da 4ª série do Ensino Fundamental durante o ano letivo de 2007, com o objetivo de analisar sua práxis de ensino no que se refere à disciplina História. Através de uma pesquisa de caráter qualitativo etnográfico o estudo de caso pretendeu aprofundar as abordagens teóricas que fundamentam a práxis da referida professora. Este trabalho foi realizado em uma Escola Comunitária na cidade de Salvador-Ba, revelando no decorrer da pesquisa os aspectos que caracterizam e definem a rede comunitária e suas relações político-educativas com a história da infância e o ensino de História para crianças nesta cidade. Algumas soluções são apontadas para resolver o paradoxo da professora polivalente que ministra aulas de disciplinas nas quais ela não se especializou e que por isso desconhece as especificidades teóricas e metodológicas destas matérias.
Keywords: Currículo e formação de professor
Infância
Escola comunitária
Séries iniciais
Ensino fundamental
Ensino de história
Educação
Community school
Fundamental education
History teaching
Infancy
Curriculum and teacher’s graduation
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11039
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Heloisa Monteiro.pdf2,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.