Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11039
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Um estudo de caso sobre a práxis da professora polivalente na escola comunitária: os caminhos do ensino de História |
Authors: | Monteiro, Heloisa Helena Tourinho |
metadata.dc.creator: | Monteiro, Heloisa Helena Tourinho |
Abstract: | A pesquisa intitulada: Um estudo de caso sobre a práxis da professora polivalente na Escola Comunitária: os caminhos do ensino de História - investigou o cotidiano de uma professora da 4ª série do Ensino Fundamental durante o ano letivo de 2007, com o objetivo de analisar sua práxis de ensino no que se refere à disciplina História. Através de uma pesquisa de caráter qualitativo etnográfico o estudo de caso pretendeu aprofundar as abordagens teóricas que fundamentam a práxis da referida professora. Este trabalho foi realizado em uma Escola Comunitária na cidade de Salvador-Ba, revelando no decorrer da pesquisa os aspectos que caracterizam e definem a rede comunitária e suas relações político-educativas com a história da infância e o ensino de História para crianças nesta cidade. Algumas soluções são apontadas para resolver o paradoxo da professora polivalente que ministra aulas de disciplinas nas quais ela não se especializou e que por isso desconhece as especificidades teóricas e metodológicas destas matérias. |
Keywords: | Currículo e formação de professor Infância Escola comunitária Séries iniciais Ensino fundamental Ensino de história Educação Community school Fundamental education History teaching Infancy Curriculum and teacher’s graduation |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11039 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Heloisa Monteiro.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.