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metadata.dc.type: Tese
Título : Desencontros entre teorias e propostas de alfabetização de adultos na perspectiva da pessoa analfabeta
Autor : Espíndola, Célio Alves
metadata.dc.creator: Espíndola, Célio Alves
Resumen : O cenário da educação brasileira tem passado por inúmeras tentativas de mudanças e, no que tange às políticas sócio-educacionais voltadas para a Educaçao de Adultos do Campo, pode-se somar mais fracassos do que sucssos. Esta pesquisa tem como objeto a relação entre Programas de Alfabetização de Adultos e alfabetizandos, tendo como sujeitos os(as) assentados(as) de Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária no Estado da Bahia. Tem como objetivo esclarecer qual(is) o(s) verdadeiro(s) motivo(s)/razão(ões) de esses cidadãos ainda permanecerem na condição de analfabetos ou na condição de analfabetos funcionais. Buscaram-se referências teóricas pautadas em Paulo Freire e na alfabetização com letramento. Delimitada como Estudo de Caso, utilizou-se das metodologias de pesquisa documental bibliográfica, história oral de vida, tendo como instrumentos de coleta de dados e informações, questionários e entrevistas semi-estruturadas, os quais foram analisados com base na teoria da Análise de Conteúdo. Concluiu-se que a relação que existiu entre os programas e os assentados entrevistados, caracterizada como o problema desta pesquisa, pode ser considerado uma relação pautada no distanciamento, no desrespeito as especificidades e necessidades dos sujeitos analfabetos e, ainda, como uma relação de pouco interesse pedagógico, porém essencialmente de cunho político-partidário e financeiro por parte dos programas implantados.
Palabras clave : Educação de jovens e adultos
Educação do campo
Movimentos sociais
Analfabetismo
Adult education
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10185
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

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