Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10185
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Desencontros entre teorias e propostas de alfabetização de adultos na perspectiva da pessoa analfabeta |
Authors: | Espíndola, Célio Alves |
metadata.dc.creator: | Espíndola, Célio Alves |
Abstract: | O cenário da educação brasileira tem passado por inúmeras tentativas de mudanças e, no que tange às políticas sócio-educacionais voltadas para a Educaçao de Adultos do Campo, pode-se somar mais fracassos do que sucssos. Esta pesquisa tem como objeto a relação entre Programas de Alfabetização de Adultos e alfabetizandos, tendo como sujeitos os(as) assentados(as) de Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária no Estado da Bahia. Tem como objetivo esclarecer qual(is) o(s) verdadeiro(s) motivo(s)/razão(ões) de esses cidadãos ainda permanecerem na condição de analfabetos ou na condição de analfabetos funcionais. Buscaram-se referências teóricas pautadas em Paulo Freire e na alfabetização com letramento. Delimitada como Estudo de Caso, utilizou-se das metodologias de pesquisa documental bibliográfica, história oral de vida, tendo como instrumentos de coleta de dados e informações, questionários e entrevistas semi-estruturadas, os quais foram analisados com base na teoria da Análise de Conteúdo. Concluiu-se que a relação que existiu entre os programas e os assentados entrevistados, caracterizada como o problema desta pesquisa, pode ser considerado uma relação pautada no distanciamento, no desrespeito as especificidades e necessidades dos sujeitos analfabetos e, ainda, como uma relação de pouco interesse pedagógico, porém essencialmente de cunho político-partidário e financeiro por parte dos programas implantados. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Educação do campo Movimentos sociais Analfabetismo Adult education |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10185 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Celio Alves_Tese.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.