Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10185
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Celma Borges-
dc.contributor.authorEspíndola, Célio Alves-
dc.creatorEspíndola, Célio Alves-
dc.date.accessioned2013-04-30T18:10:07Z-
dc.date.available2013-04-30T18:10:07Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10185-
dc.description282 f.pt_BR
dc.description.abstractO cenário da educação brasileira tem passado por inúmeras tentativas de mudanças e, no que tange às políticas sócio-educacionais voltadas para a Educaçao de Adultos do Campo, pode-se somar mais fracassos do que sucssos. Esta pesquisa tem como objeto a relação entre Programas de Alfabetização de Adultos e alfabetizandos, tendo como sujeitos os(as) assentados(as) de Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária no Estado da Bahia. Tem como objetivo esclarecer qual(is) o(s) verdadeiro(s) motivo(s)/razão(ões) de esses cidadãos ainda permanecerem na condição de analfabetos ou na condição de analfabetos funcionais. Buscaram-se referências teóricas pautadas em Paulo Freire e na alfabetização com letramento. Delimitada como Estudo de Caso, utilizou-se das metodologias de pesquisa documental bibliográfica, história oral de vida, tendo como instrumentos de coleta de dados e informações, questionários e entrevistas semi-estruturadas, os quais foram analisados com base na teoria da Análise de Conteúdo. Concluiu-se que a relação que existiu entre os programas e os assentados entrevistados, caracterizada como o problema desta pesquisa, pode ser considerado uma relação pautada no distanciamento, no desrespeito as especificidades e necessidades dos sujeitos analfabetos e, ainda, como uma relação de pouco interesse pedagógico, porém essencialmente de cunho político-partidário e financeiro por parte dos programas implantados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.titleDesencontros entre teorias e propostas de alfabetização de adultos na perspectiva da pessoa analfabetapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Celio Alves_Tese.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.