Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10185
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Celma Borges | - |
dc.contributor.author | Espíndola, Célio Alves | - |
dc.creator | Espíndola, Célio Alves | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-30T18:10:07Z | - |
dc.date.available | 2013-04-30T18:10:07Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10185 | - |
dc.description | 282 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O cenário da educação brasileira tem passado por inúmeras tentativas de mudanças e, no que tange às políticas sócio-educacionais voltadas para a Educaçao de Adultos do Campo, pode-se somar mais fracassos do que sucssos. Esta pesquisa tem como objeto a relação entre Programas de Alfabetização de Adultos e alfabetizandos, tendo como sujeitos os(as) assentados(as) de Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária no Estado da Bahia. Tem como objetivo esclarecer qual(is) o(s) verdadeiro(s) motivo(s)/razão(ões) de esses cidadãos ainda permanecerem na condição de analfabetos ou na condição de analfabetos funcionais. Buscaram-se referências teóricas pautadas em Paulo Freire e na alfabetização com letramento. Delimitada como Estudo de Caso, utilizou-se das metodologias de pesquisa documental bibliográfica, história oral de vida, tendo como instrumentos de coleta de dados e informações, questionários e entrevistas semi-estruturadas, os quais foram analisados com base na teoria da Análise de Conteúdo. Concluiu-se que a relação que existiu entre os programas e os assentados entrevistados, caracterizada como o problema desta pesquisa, pode ser considerado uma relação pautada no distanciamento, no desrespeito as especificidades e necessidades dos sujeitos analfabetos e, ainda, como uma relação de pouco interesse pedagógico, porém essencialmente de cunho político-partidário e financeiro por parte dos programas implantados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo | pt_BR |
dc.subject | Adult education | pt_BR |
dc.title | Desencontros entre teorias e propostas de alfabetização de adultos na perspectiva da pessoa analfabeta | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Celio Alves_Tese.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.