Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8852
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A formação do professor e a literatura: a terceira margem
Autor : Wanderley, Maria Auxiliadora Cerqueira
metadata.dc.creator: Wanderley, Maria Auxiliadora Cerqueira
Resumen : A presente dissertação, “A Formação do Professor e a literatura: a terceira margem”, objetiva analisar o processo de formação dos alunos, graduandos do curso de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia, mediante diálogo aberto participado. O trabalho aborda a questão da leitura literária na formação do professor. O tema foi inspirado pela experiência docente da autora na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED), entre 2008 e 2009, ministrando aulas da disciplina A63 – Estágio Supervisionado II em Língua Portuguesa. Tal experiência estimulou o interesse em investigar as concepções dos alunos sobre leitura, leitor, e literatura, tendo em perspectiva a formação para o ensino da leitura de textos literários. A base empírica da pesquisa explorou o universo da sala de aula, no qual 10 (dez) estudantes, em fase de conclusão de curso de Letras, foram entrevistados. Os resultados da pesquisa revelam que o aluno, futuro professor de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia, encontra-se inseguro diante da profissão e de um dos seus principais objetos de ensino, a literatura.
Palabras clave : Formação de professores
Literatura
Leitura
Ensino
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8852
Fecha de publicación : 12-mar-2013
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria Auxiliadora C. Wanderley - Dissertacao.pdf641,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.