Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8852
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A formação do professor e a literatura: a terceira margem |
Authors: | Wanderley, Maria Auxiliadora Cerqueira |
metadata.dc.creator: | Wanderley, Maria Auxiliadora Cerqueira |
Abstract: | A presente dissertação, “A Formação do Professor e a literatura: a terceira margem”, objetiva analisar o processo de formação dos alunos, graduandos do curso de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia, mediante diálogo aberto participado. O trabalho aborda a questão da leitura literária na formação do professor. O tema foi inspirado pela experiência docente da autora na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED), entre 2008 e 2009, ministrando aulas da disciplina A63 – Estágio Supervisionado II em Língua Portuguesa. Tal experiência estimulou o interesse em investigar as concepções dos alunos sobre leitura, leitor, e literatura, tendo em perspectiva a formação para o ensino da leitura de textos literários. A base empírica da pesquisa explorou o universo da sala de aula, no qual 10 (dez) estudantes, em fase de conclusão de curso de Letras, foram entrevistados. Os resultados da pesquisa revelam que o aluno, futuro professor de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia, encontra-se inseguro diante da profissão e de um dos seus principais objetos de ensino, a literatura. |
Keywords: | Formação de professores Literatura Leitura Ensino |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8852 |
Issue Date: | 12-Mar-2013 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria Auxiliadora C. Wanderley - Dissertacao.pdf | 641,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.