Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8852
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A formação do professor e a literatura: a terceira margem
Authors: Wanderley, Maria Auxiliadora Cerqueira
metadata.dc.creator: Wanderley, Maria Auxiliadora Cerqueira
Abstract: A presente dissertação, “A Formação do Professor e a literatura: a terceira margem”, objetiva analisar o processo de formação dos alunos, graduandos do curso de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia, mediante diálogo aberto participado. O trabalho aborda a questão da leitura literária na formação do professor. O tema foi inspirado pela experiência docente da autora na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED), entre 2008 e 2009, ministrando aulas da disciplina A63 – Estágio Supervisionado II em Língua Portuguesa. Tal experiência estimulou o interesse em investigar as concepções dos alunos sobre leitura, leitor, e literatura, tendo em perspectiva a formação para o ensino da leitura de textos literários. A base empírica da pesquisa explorou o universo da sala de aula, no qual 10 (dez) estudantes, em fase de conclusão de curso de Letras, foram entrevistados. Os resultados da pesquisa revelam que o aluno, futuro professor de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia, encontra-se inseguro diante da profissão e de um dos seus principais objetos de ensino, a literatura.
Keywords: Formação de professores
Literatura
Leitura
Ensino
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8852
Issue Date: 12-Mar-2013
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Auxiliadora C. Wanderley - Dissertacao.pdf641,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.