Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43415
Tipo: Dissertação
Título: A inclusão no IFES Linhares: para além da sala de aula
Autor(es): Fornaciari, Vilma Ana
Primeiro Orientador: Uzeda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Barbosa, Regiane da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
metadata.dc.contributor.referee2: Uzeda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, Regiane da Silva
Resumo: Este trabalho tem como tema o conhecimento dos profissionais administrativos e terceirizados acerca da inclusão, e foi desenvolvido por meio de Estudo de Caso de abordagem qualitativa. O objetivo do estudo é compreender a percepção dos técnicos administrativos e profissionais terceirizados que trabalham no âmbito do IFES Campus Linhares, sobre educação inclusiva. A pesquisa foi realizada utilizando questionários e entrevista como instrumentos para construção de dados. Os questionários foram organizados via google forms e disponibilizados aos participantes por e-mail e enviados pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, para que todos os técnicos administrativos e profissionais terceirizados do campus tivessem oportunidade de participar. A entrevista foi direcionada à coordenação do NAPNE do campus abordando sobre a organização e atuação do núcleo em relação ao atendimento e acompanhamento aos alunos que necessitam de suporte para o desenvolvimento da aprendizagem. Todas as respostas foram analisadas e utilizadas como base para a construção da Produção técnica-Tecnológica, isto é, a elaboração de um material informativo, organizado e construído nos moldes de histórias em quadrinhos para proporcionar informações de forma mais prazerosa. Essa produção tem como finalidade contribuir para que a inclusão ultrapasse a sala de aula e alcance todos os profissionais no campus Linhares, sendo efetivada em todos os espaços da escola e na sociedade.
Abstract: The central idea of this study is the knowledge of administrative and outsourced professionals about inclusion, and it was developed by employing a qualitative case study. The aim of the study is to comprehend the perception of administrative technicians and outsourced professionals working at the IFES Linhares Campus about inclusive education. The research was conducted using questionnaires and interviews as instruments for collecting data. The questionnaires were organized via google forms and shared with participants by email and sent via the WhatsApp messaging application, so that all administrative technicians and outsourced professionals on campus had the opportunity to participate, and the interview was focused on the campus NAPNE coordinator, addressing the organization and performance of the center in relation to the care and monitoring of students who need support for the development of learning. All the responses were analyzed and used as a basis for the construction of the Technical-Technological Production, which was the preparation of an informative material, organized and built along the lines of cartoon to provide information in a more entertaining way. The aim of this production is to promote ensuring that inclusion goes beyond the classroom and reaches all the professionals at the Linhares campus, becoming effective in all areas of the school and in society.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
Igualdade de direitos
Diversidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43415
Data do documento: 25-Jul-2025
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vilma Fornaciari. Projeto de Intervenção. Mestrado.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.