Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43415
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A inclusão no IFES Linhares: para além da sala de aula
metadata.dc.creator: Fornaciari, Vilma Ana
metadata.dc.contributor.advisor1: Uzeda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Barbosa, Regiane da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
metadata.dc.contributor.referee2: Uzeda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, Regiane da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como tema o conhecimento dos profissionais administrativos e terceirizados acerca da inclusão, e foi desenvolvido por meio de Estudo de Caso de abordagem qualitativa. O objetivo do estudo é compreender a percepção dos técnicos administrativos e profissionais terceirizados que trabalham no âmbito do IFES Campus Linhares, sobre educação inclusiva. A pesquisa foi realizada utilizando questionários e entrevista como instrumentos para construção de dados. Os questionários foram organizados via google forms e disponibilizados aos participantes por e-mail e enviados pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, para que todos os técnicos administrativos e profissionais terceirizados do campus tivessem oportunidade de participar. A entrevista foi direcionada à coordenação do NAPNE do campus abordando sobre a organização e atuação do núcleo em relação ao atendimento e acompanhamento aos alunos que necessitam de suporte para o desenvolvimento da aprendizagem. Todas as respostas foram analisadas e utilizadas como base para a construção da Produção técnica-Tecnológica, isto é, a elaboração de um material informativo, organizado e construído nos moldes de histórias em quadrinhos para proporcionar informações de forma mais prazerosa. Essa produção tem como finalidade contribuir para que a inclusão ultrapasse a sala de aula e alcance todos os profissionais no campus Linhares, sendo efetivada em todos os espaços da escola e na sociedade.
Resumen : The central idea of this study is the knowledge of administrative and outsourced professionals about inclusion, and it was developed by employing a qualitative case study. The aim of the study is to comprehend the perception of administrative technicians and outsourced professionals working at the IFES Linhares Campus about inclusive education. The research was conducted using questionnaires and interviews as instruments for collecting data. The questionnaires were organized via google forms and shared with participants by email and sent via the WhatsApp messaging application, so that all administrative technicians and outsourced professionals on campus had the opportunity to participate, and the interview was focused on the campus NAPNE coordinator, addressing the organization and performance of the center in relation to the care and monitoring of students who need support for the development of learning. All the responses were analyzed and used as a basis for the construction of the Technical-Technological Production, which was the preparation of an informative material, organized and built along the lines of cartoon to provide information in a more entertaining way. The aim of this production is to promote ensuring that inclusion goes beyond the classroom and reaches all the professionals at the Linhares campus, becoming effective in all areas of the school and in society.
Palabras clave : Educação inclusiva
Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
Igualdade de direitos
Diversidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43415
Fecha de publicación : 25-jul-2025
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Vilma Fornaciari. Projeto de Intervenção. Mestrado.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.