| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.creator | Fornaciari, Vilma Ana | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-06T12:56:10Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-06T12:56:10Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-25 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43415 | - |
| dc.description.abstract | The central idea of this study is the knowledge of administrative and outsourced
professionals about inclusion, and it was developed by employing a qualitative case
study. The aim of the study is to comprehend the perception of administrative
technicians and outsourced professionals working at the IFES Linhares Campus about
inclusive education. The research was conducted using questionnaires and interviews
as instruments for collecting data. The questionnaires were organized via google forms
and shared with participants by email and sent via the WhatsApp messaging
application, so that all administrative technicians and outsourced professionals on
campus had the opportunity to participate, and the interview was focused on the
campus NAPNE coordinator, addressing the organization and performance of the
center in relation to the care and monitoring of students who need support for the
development of learning. All the responses were analyzed and used as a basis for the
construction of the Technical-Technological Production, which was the preparation of
an informative material, organized and built along the lines of cartoon to provide
information in a more entertaining way. The aim of this production is to promote
ensuring that inclusion goes beyond the classroom and reaches all the professionals
at the Linhares campus, becoming effective in all areas of the school and in society. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) | pt_BR |
| dc.subject | Igualdade de direitos | pt_BR |
| dc.subject | Diversidade | pt_BR |
| dc.subject.other | Inclusive education | pt_BR |
| dc.subject.other | Instituto Federal do Espirito Santo | pt_BR |
| dc.subject.other | Equal rights | pt_BR |
| dc.subject.other | Diversity | pt_BR |
| dc.title | A inclusão no IFES Linhares: para além da sala de aula | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Uzeda, Sheila de Quadros | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2481498442711793 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Barbosa, Regiane da Silva | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0697461091949522 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2034055282172519 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Uzeda, Sheila de Quadros | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2481498442711793 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Barbosa, Regiane da Silva | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0697461091949522 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7066799472573611 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como tema o conhecimento dos profissionais administrativos e
terceirizados acerca da inclusão, e foi desenvolvido por meio de Estudo de Caso de
abordagem qualitativa. O objetivo do estudo é compreender a percepção dos técnicos
administrativos e profissionais terceirizados que trabalham no âmbito do IFES
Campus Linhares, sobre educação inclusiva. A pesquisa foi realizada utilizando
questionários e entrevista como instrumentos para construção de dados. Os
questionários foram organizados via google forms e disponibilizados aos participantes
por e-mail e enviados pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, para que todos os
técnicos administrativos e profissionais terceirizados do campus tivessem
oportunidade de participar. A entrevista foi direcionada à coordenação do NAPNE do
campus abordando sobre a organização e atuação do núcleo em relação ao
atendimento e acompanhamento aos alunos que necessitam de suporte para o
desenvolvimento da aprendizagem. Todas as respostas foram analisadas e utilizadas
como base para a construção da Produção técnica-Tecnológica, isto é, a elaboração
de um material informativo, organizado e construído nos moldes de histórias em
quadrinhos para proporcionar informações de forma mais prazerosa. Essa produção
tem como finalidade contribuir para que a inclusão ultrapasse a sala de aula e alcance
todos os profissionais no campus Linhares, sendo efetivada em todos os espaços da
escola e na sociedade. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)
|