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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42774
Tipo: Dissertação
Título: Trabalho docente no processo de ensino-aprendizagem do português escrito para estudantes surdos: uma proposta interventiva
Título(s) alternativo(s): Teachers' role in the teaching and learning process of written portuguese for deaf students: an intervention proposal
Autor(es): Ramos, Marinete dos Reis
Primeiro Orientador: Uzêda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Sandra Carneiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Regiane da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Marins, Midian Jesus de Souza
Resumo: Este estudo analisou os desafios enfrentados pelos estudantes surdos no processo de ensino-aprendizagem do português escrito como segunda língua (L2), destacando a importância de práticas pedagógicas que respeitem as especificidades linguísticas e culturais desse público. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de produção de dados a entrevista semiestruturada e a observação, ambas conduzidas com base em um roteiro pré-estabelecido. Participaram da investigação estudantes surdos, tradutores e intérpretes de Libras, docentes, pedagogos e coordenadores do Napne. Para o tratamento dos dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram barreiras no cotidiano escolar, como a ausência de estratégias metodológicas adequadas para promover uma aprendizagem acessível. Destacou-se a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) para o desenvolvimento do letramento em português como L2, assim como a valorização da diversidade linguística e cultural. A partir das análises, foi desenvolvida uma produção técnica-tecnológica (PTT), que consiste em uma formação continuada na modalidade EAD, disponível na plataforma Moodle, oferecendo sugestões de adaptação de conteúdos, atividades, avaliações, materiais pedagógicos e jogos, com o objetivo de apoiar os profissionais envolvidos na educação de estudantes surdos. Constata-se que práticas pedagógicas pautadas na escuta das singularidades da comunidade surda e no compromisso com a equidade são essenciais para uma educação inclusiva.
Abstract: This study analyzed the challenges faced by deaf students in the teaching and learning process of written Portuguese as a second language (L2), emphasizing the importance of pedagogical practices that respect their linguistic and cultural specificities. A qualitative approach was adopted, using semi-structured interviews and classroom observations as data collection instruments, both guided by a pre-established script. The participants included deaf students, Brazilian Sign Language (Libras) translators and interpreters, teachers, pedagogues, and Napne coordinators. The data were analyzed through content analysis. The results revealed barriers in everyday school practices, such as the lack of adequate methodological strategies to foster accessible learning. The study highlighted the role of Libras as a first language (L1) in the development of literacy in Portuguese as L2, as well as the importance of valuing linguistic and cultural diversity. Based on the analyses, a technical-technological product (TTP) was developed: a continuing education course in the distance learning (EAD) format, hosted on the Moodle platform. It offers suggestions for adapting content, activities, assessments, pedagogical materials, and games, aiming to support professionals involved in the education of deaf students. The findings suggest that pedagogical practices grounded in attentiveness to the unique characteristics of the deaf community and a commitment to equity are essential for truly inclusive education.
Palavras-chave: Estudante surdo
Português escrito
Educação inclusiva
Práticas pedagógicas
Formação continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42774
Data do documento: 23-Jul-2025
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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