Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Marinete dos Reis-
dc.date.accessioned2025-08-22T19:32:21Z-
dc.date.available2025-08-22T19:32:21Z-
dc.date.issued2025-07-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/42774-
dc.description.abstractThis study analyzed the challenges faced by deaf students in the teaching and learning process of written Portuguese as a second language (L2), emphasizing the importance of pedagogical practices that respect their linguistic and cultural specificities. A qualitative approach was adopted, using semi-structured interviews and classroom observations as data collection instruments, both guided by a pre-established script. The participants included deaf students, Brazilian Sign Language (Libras) translators and interpreters, teachers, pedagogues, and Napne coordinators. The data were analyzed through content analysis. The results revealed barriers in everyday school practices, such as the lack of adequate methodological strategies to foster accessible learning. The study highlighted the role of Libras as a first language (L1) in the development of literacy in Portuguese as L2, as well as the importance of valuing linguistic and cultural diversity. Based on the analyses, a technical-technological product (TTP) was developed: a continuing education course in the distance learning (EAD) format, hosted on the Moodle platform. It offers suggestions for adapting content, activities, assessments, pedagogical materials, and games, aiming to support professionals involved in the education of deaf students. The findings suggest that pedagogical practices grounded in attentiveness to the unique characteristics of the deaf community and a commitment to equity are essential for truly inclusive education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudante surdopt_BR
dc.subjectPortuguês escritopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subject.otherDeaf Studentpt_BR
dc.subject.otherWritten Portuguesept_BR
dc.subject.otherPedagogical Practicespt_BR
dc.subject.otherInclusive Educationpt_BR
dc.subject.otherContinuing Educationpt_BR
dc.titleTrabalho docente no processo de ensino-aprendizagem do português escrito para estudantes surdos: uma proposta interventivapt_BR
dc.title.alternativeTeachers' role in the teaching and learning process of written portuguese for deaf students: an intervention proposalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Uzêda, Sheila de Quadros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2481498442711793pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Sandra Carneiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0097807333024989pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Regiane da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0697461091949522pt_BR
dc.contributor.referee3Marins, Midian Jesus de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7672463077671823pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5634745214895412pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisou os desafios enfrentados pelos estudantes surdos no processo de ensino-aprendizagem do português escrito como segunda língua (L2), destacando a importância de práticas pedagógicas que respeitem as especificidades linguísticas e culturais desse público. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de produção de dados a entrevista semiestruturada e a observação, ambas conduzidas com base em um roteiro pré-estabelecido. Participaram da investigação estudantes surdos, tradutores e intérpretes de Libras, docentes, pedagogos e coordenadores do Napne. Para o tratamento dos dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram barreiras no cotidiano escolar, como a ausência de estratégias metodológicas adequadas para promover uma aprendizagem acessível. Destacou-se a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) para o desenvolvimento do letramento em português como L2, assim como a valorização da diversidade linguística e cultural. A partir das análises, foi desenvolvida uma produção técnica-tecnológica (PTT), que consiste em uma formação continuada na modalidade EAD, disponível na plataforma Moodle, oferecendo sugestões de adaptação de conteúdos, atividades, avaliações, materiais pedagógicos e jogos, com o objetivo de apoiar os profissionais envolvidos na educação de estudantes surdos. Constata-se que práticas pedagógicas pautadas na escuta das singularidades da comunidade surda e no compromisso com a equidade são essenciais para uma educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto de intervenção-Mestrado-Marinete-PPGCLIP.pdfDissertação. Marinete3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.