Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42093
Tipo: Dissertação
Título: Cyber-História: estratégias e possibilidades do ensino de História aliadas ao desenvolvimento de jogos digitais com o uso do Rpg Maker
Título(s) alternativo(s): Cyber-History: strategies and possibilities for teaching History combined with the development of digital games using Rpg Maker
Autor(es): Nascimento, Enzo Lago do
Primeiro Orientador: Alves, Kelly Ludkiewicz
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Kelly Ludkiewicz
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Carollina Carvalho Ramos de
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Zelinda dos Santos
Resumo: do desenvolvimento de jogos digitais, como a game engine RPG Maker. O primeiro capítulo introduz conceitos fundamentais sobre jogos digitais, incluindo sua história, categorizações, potencial como artefato cultural e uso como fonte histórica, oferecendo subsídios para professores que desejam aplicar a estratégia em sala de aula. O segundo capítulo analisa pesquisas no campo da História que exploraram o uso de jogos digitais, organiza experiências de ensino e propõe sugestões de jogos digitais brasileiros relacionados à cultura e à História do Brasil. No terceiro capítulo, propõe-se a estratégia didática de forma detalhada, fundamentando-a no conceito de pensamento histórico, que se alinha ao socioconstrutivismo, destacando suas etapas, métodos avaliativos e o uso do RPG Maker como instrumento mediador da atividade. Ao discutir o impacto das tecnologias digitais na educação, é evidente que, embora a rapidez dos avanços tecnológicos e os seus impactos na sociedade desafiem os métodos tradicionais de ensino, artefatos como os jogos digitais, a depender do seu uso, podem enriquecer o processo de aprendizagem, estimulando o pensamento histórico e crítico dos estudantes principalmente quanto às transformações tecnológicas e as maneiras pelas quais a nossa sociedade se adapta a elas.
Abstract: This dissertation presents a didactic strategy for teaching History based on elements of digital game development, such as the RPG Maker game engine. The first chapter introduces fundamental concepts about digital games, including their history, classifications, potential as cultural artefacts, and use as historical sources, providing support for teachers who wish to apply the strategy in the classroom. The second chapter analyses research in the field of History that has explored the use of digital games, organizes teaching experiences, and proposes suggestions for Brazilian digital games related to the culture and history of Brazil. In the third chapter, the didactic strategy is proposed in detail, grounded in the concept of historical thinking, which aligns with socio-constructivism, highlighting its stages, assessment methods, and the use of RPG Maker as a mediating tool for the activity. In discussing the impact of digital technologies on education, it is evident that, although the speed of technological advances and their impacts on society challenge traditional teaching methods, artefacts such as digital games, depending on their use, can enrich the learning process by stimulating students' historical and critical thinking, especially concerning technological transformations and the ways in which society adapts to them.
Palavras-chave: História
Ensino de História
Jogos Digitais
Rpg Maker
Desenvolvimento de Jogos Digitais
Educação
História - Estudo e ensino
Educação - História
Jogos digitais
RPG Maker
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42093
Data do documento: 25-Fev-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Enzo_Lago_do_Nascimento_-_Dissetertao_-_Verso_para_Depsito(1).pdfPDF2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.