Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42093
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Cyber-História: estratégias e possibilidades do ensino de História aliadas ao desenvolvimento de jogos digitais com o uso do Rpg Maker
Otros títulos : Cyber-History: strategies and possibilities for teaching History combined with the development of digital games using Rpg Maker
metadata.dc.creator: Nascimento, Enzo Lago do
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Kelly Ludkiewicz
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Kelly Ludkiewicz
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Carollina Carvalho Ramos de
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Zelinda dos Santos
metadata.dc.description.resumo: do desenvolvimento de jogos digitais, como a game engine RPG Maker. O primeiro capítulo introduz conceitos fundamentais sobre jogos digitais, incluindo sua história, categorizações, potencial como artefato cultural e uso como fonte histórica, oferecendo subsídios para professores que desejam aplicar a estratégia em sala de aula. O segundo capítulo analisa pesquisas no campo da História que exploraram o uso de jogos digitais, organiza experiências de ensino e propõe sugestões de jogos digitais brasileiros relacionados à cultura e à História do Brasil. No terceiro capítulo, propõe-se a estratégia didática de forma detalhada, fundamentando-a no conceito de pensamento histórico, que se alinha ao socioconstrutivismo, destacando suas etapas, métodos avaliativos e o uso do RPG Maker como instrumento mediador da atividade. Ao discutir o impacto das tecnologias digitais na educação, é evidente que, embora a rapidez dos avanços tecnológicos e os seus impactos na sociedade desafiem os métodos tradicionais de ensino, artefatos como os jogos digitais, a depender do seu uso, podem enriquecer o processo de aprendizagem, estimulando o pensamento histórico e crítico dos estudantes principalmente quanto às transformações tecnológicas e as maneiras pelas quais a nossa sociedade se adapta a elas.
Resumen : This dissertation presents a didactic strategy for teaching History based on elements of digital game development, such as the RPG Maker game engine. The first chapter introduces fundamental concepts about digital games, including their history, classifications, potential as cultural artefacts, and use as historical sources, providing support for teachers who wish to apply the strategy in the classroom. The second chapter analyses research in the field of History that has explored the use of digital games, organizes teaching experiences, and proposes suggestions for Brazilian digital games related to the culture and history of Brazil. In the third chapter, the didactic strategy is proposed in detail, grounded in the concept of historical thinking, which aligns with socio-constructivism, highlighting its stages, assessment methods, and the use of RPG Maker as a mediating tool for the activity. In discussing the impact of digital technologies on education, it is evident that, although the speed of technological advances and their impacts on society challenge traditional teaching methods, artefacts such as digital games, depending on their use, can enrich the learning process by stimulating students' historical and critical thinking, especially concerning technological transformations and the ways in which society adapts to them.
Palabras clave : História
Ensino de História
Jogos Digitais
Rpg Maker
Desenvolvimento de Jogos Digitais
Educação
História - Estudo e ensino
Educação - História
Jogos digitais
RPG Maker
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42093
Fecha de publicación : 25-feb-2025
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Enzo_Lago_do_Nascimento_-_Dissetertao_-_Verso_para_Depsito(1).pdfPDF2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.