Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40229
Tipo: Dissertação
Título: Provas e demonstrações em livros didáticos do Ensino Médio: análise de organizações matemáticas e didáticas relativas à semelhança de triângulos
Autor(es): Bahia, Jamile dos Santos Souza
Primeiro Orientador: Almouloud, Saddo Ag
metadata.dc.contributor.referee1: Almouloud, Saddo Ag
metadata.dc.contributor.referee2: Goulart, Jany Santos Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Maridete Brito Cunha
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar as organizações matemáticas e didáticas de livros didáticos do 1º ano do Ensino Médio a respeito de provas e demonstrações envolvendo semelhança de triângulos. Para alcançá-lo, analisamos a abordagem do conceito de semelhança de triângulos em livros didáticos do 1º ano do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), 2021, bem como suas tarefas, e respectivas técnicas, envolvendo provas e demonstrações relativas a este conceito. Essa análise consistiu em três principais etapas: escolha dos livros didáticos analisados, análise ecológica, e análise praxeológica a partir da estrutura praxeológica constituída pelas noções de tipo de tarefa, técnica, tecnologia e teoria, e teve como base a Teoria Antropológica do Didático (TAD) enquanto ferramenta de análise de materiais didáticos. Nessa perspectiva, utilizamos como referencial teórico e metodológico, construtos da TAD desenvolvida por Yves Chevallard e colaboradores, e pesquisas similares de autores como Saddo Ag Almouloud; além de construtos teóricos sobre provas e demonstrações sob a ótica de Nicolas Balacheff, sobretudo a distinção entre explicação, prova e prova matemática (demonstração) e sua importância para a introdução do ensino desses conceitos na Educação Básica, e a tipografia das provas, classificadas como pragmáticas e intelectuais, que por sua vez englobam quatro outros tipos importantes, a saber: Empirismo Ingênuo, Experimento Crucial, Exemplo Genérico e Experiência Mental. Ao analisar as tarefas e estabelecer as técnicas necessárias à sua resolução, buscamos delinear como os autores dos livros didáticos selecionados abordam e exploram os conceitos de prova e demonstração. Destaca-se, a predominância de uma abordagem tradicional do conceito de semelhança de triângulos, isto é, definição, seguida de exemplos, exercícios resolvidos e propostos, embora em alguns casos houve uma certa contextualização ao associarem a semelhança à ampliação e redução de figuras, por exemplo. Na maioria dos livros didáticos analisados, os autores não exploraram provas e demonstrações. Muitos autores não apresentaram a demonstração dos casos de semelhança, dos quais apenas um foi demonstrado em um dos livros didáticos. Notamos também, que em boa parte dos livros didáticos, os autores optaram por demonstrar apenas o teorema fundamental da semelhança. De modo geral, na análise das organizações, inferimos que há uma aproximação entre as escolhas matemáticas e didáticas, ou seja, a partir do que foi apresentado na introdução da noção de semelhança de triângulos, foi possível desenvolver de forma justificável as tarefas escolhidas para mobilizar os conhecimentos relativos à respectiva noção. Além disso, embora na abordagem da noção de semelhança de triângulos não haja uma exploração de provas e demonstrações, o professor pode desenvolver estratégias para mobilizar esses conceitos por meio das tarefas que foram apresentadas, visto que o livro didático é uma ferramenta que deve ser utilizada para auxiliá-lo, estando sujeito aos objetivos referentes ao que se pretende ensinar.
Abstract: The objective of this research was to analyze the mathematical and didactic organizations of textbooks for the 1st year of high school regarding proofs and demonstrations involving the similarity of triangles. To achieve this, we analyzed the approach to the concept of similarity of triangles in textbooks for the 1st year of high school approved in the National Book and Teaching Material Program (NBTMP), 2021, as well as their tasks, and respective techniques, involving tests and demonstrations relating to this concept. This analysis consisted of three main stages: choice of the textbooks analyzed, ecological analysis, and praxeological analysis based on the praxeological structure constituted by the notions of type of task, technique, technology and theory, and was based on the Anthropological Theory of Didactics (ATD) as a tool for analyzing teaching materials. From this perspective, we use, as a theoretical and methodological framework, constructs from the ATD developed by Yves Chevallard and collaborators, and similar research by authors such as Saddo Ag Almouloud; in addition to theoretical constructs about proofs and demonstrations from the perspective of Nicolas Balacheff, especially the distinction between explanation, proof and mathematical proof (demonstration) and its importance for the introduction of teaching these concepts in Basic Education, and the typography of proofs, classified as pragmatic and intellectual, which in turn encompass four other important types, namely: Naive Empiricism, Crucial Experiment, Generic Example and Mental Experiment. By analyzing the tasks and establishing the techniques necessary for their resolution, we seek to outline how the authors of the selected textbooks approach and explore the concepts of proof and demonstration. The predominance of a traditional approach to the concept of similarity of triangles stands out, that is, definition, followed by examples, solved and proposed exercises, although in some cases there was a certain contextualization by associating the similarity with the enlargement and reduction of figures, for example. In most of the textbooks analyzed, the authors did not explore proofs and demonstrations. Many authors did not demonstrate cases of similarity, of which only one was demonstrated in one of the textbooks. We also note that in most textbooks, the authors chose to demonstrate only the fundamental similarity theorem. In general, in the analysis of organizations, we infer that there is an approximation between mathematical and didactic choices, that is, based on what was presented in the introduction of the notion of similarity of triangles, it was possible to develop in a justifiable way the tasks chosen to mobilize knowledge relating to the respective notion. Furthermore, although in approaching the notion of similarity of triangles there is no exploration of proofs and demonstrations, the teacher can develop strategies to mobilize these concepts through the tasks that were presented, since the textbook is a tool that must be used to assist you, subject to the objectives relating to what you intend to teach.
Palavras-chave: Provas e Demonstrações
Semelhança de Triângulos
Livro Didático
TAD
Organizações matemáticas e didáticas
Matemática (Segundo grau) - Livros didáticos
Prova e demonstração
Semelhança de triângulos
Organizações matemáticas - Didática
Teoria Antropológica do Didático
CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA:: MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40229
Data do documento: 16-Ago-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Jamile dos Santos Souza Bahia.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.