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Tipo: Tese
Título: Estudo de uma estratégia didática pró-argumentativa desenvolvida para estudantes de Licenciatura em Matemática
Título(s) alternativo(s): Study of a pro-argumentative teaching strategy developed for Mathematics degree students
Autor(es): Carneiro, Joilma Silva
Primeiro Orientador: Teixeira, Elder Sales
Segundo Orientador: Oliveira, Andreia Maria Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Elder Sales
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Andreia Maria Pereira de
metadata.dc.contributor.referee3: Aguilar Junior, Carlos Augusto
metadata.dc.contributor.referee4: Nunes, José Messildo Viana
metadata.dc.contributor.referee5: Goulart, Jany Santos Souza
Resumo: O presente estudo trata da temática de um ensino com ênfase na argumentação em Educação Matemática no Ensino Superior, com destaque para a Licenciatura em Matemática. O interesse pelo tema foi motivado por experiências práticas com estudantes nesse contexto educacional, especialmente devido às dificuldades que enfrentam ao construir justificativas para argumentos matemáticos. Além disso, reconhece-se a necessidade, evidenciada na literatura, de realizar mais pesquisas para avaliar o potencial de um ensino com foco argumentativo para promover a habilidade de argumentação. Assim, estabeleceram-se quatro objetivos específicos de pesquisa, todos articulados em torno do objetivo geral de analisar como uma estratégia didática pró-argumentativa pode contribuir para a qualidade da argumentação de estudantes de Licenciatura em Matemática. Os objetivos incluem: (I) analisar a literatura que trata de estudos empíricos sobre os usos da argumentação na Educação Matemática no Ensino Superior por meio de uma revisão sistemática; (II) construir um modelo teórico argumentativo, associando o layout de Toulmin à perspectiva teórica de Perelman para ser usado como abordagem de ensino na estratégia didática e como instrumento de análise dos argumentos dos estudantes; (III) analisar a qualidade dos argumentos construídos pelos estudantes durante a disciplina Álgebra Linear; e (IV) investigar como a estratégia didática, por meio do Modelo Argumentativo Toulminiano e Perelmaniano (MATP), enseja o desenvolvimento da argumentação em estudantes de Licenciatura em Matemática. Cada objetivo foi detalhado em um capítulo (artigo) desta tese, seguindo uma organização derivada da escolha do formato multipaper para o relatório de pesquisa. Para alcançar o primeiro objetivo, conduziu-se uma revisão sistemática de literatura, cuja base de dados foi o Educational Research Information Center (ERIC), por intermédio de periódicos específicos da área de Educação Matemática publicados entre 2012 e 2021. Identificaram-se formas de uso da argumentação e suas características para propor um modelo de ensino sob a abordagem argumentativa. No objetivo II, desenvolveu-se um modelo teórico argumentativo conforme os enfoques de Toulmin e de Perelman, denominados de Modelo Argumentativo Toulminiano e Perelmaniano (MATP), com o propósito de orientar tanto a abordagem de ensino quanto a análise dos argumentos dos estudantes. Os objetivos III e IV foram abordados por meio de um estudo empírico de natureza qualitativa. Destarte, a intervenção didática foi implementada e permitiu a investigação da qualidade da argumentação entre estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, bem como as contribuições dessa intervenção para o desenvolvimento da habilidade argumentativa desses estudantes em uma universidade pública baiana. Essa análise foi conduzida por meio de atividades individuais e em grupo realizadas durante as aulas de Álgebra Linear I. Foram utilizados como instrumentos: observação, questionário, entrevistas semiestruturadas e documentos, os argumentos produzidos de forma escrita para a construção dos dados desses estudos empíricos, além de apontamentos, notas reflexivas, gravação em áudio e a gravação em vídeo para os respectivos registros dos dados em foco. Para orientar a estratégia didática e análise dos dados, recorreu-se ao MATP. Os resultados das análises dos dados mostram que a maior parte dos estudantes teve dificuldade para construir argumentos consistentes. Houve lacunas entre premissas e conclusão, assim como na apresentação de justificativas fundamentadas. Além disso, o uso de recursos retóricos para apoiar a persuasão dos temas discutidos foi limitado. Apesar dessas dificuldades, a intervenção foi considerada frutífera para o desenvolvimento futuro das habilidades argumentativas dos estudantes, especialmente levando em conta que muitos deles podem seguir carreiras na Educação devido à formação em Licenciatura. A estratégia didática oportunizou aos estudantes ferramentas para abordar questões e justificar temas de Álgebra Linear e tanto os(as) licenciandos(as) quanto os professores se familiarizaram com os termos e com a linguagem das teorias argumentativas. Essa abordagem possibilitou que os participantes se envolvessem em um ensino com ênfase em ações pró-argumentativas.
Abstract: This study investigates teaching with a focus on argumentation in Mathematics Education in Higher Education, more specifically in a Mathematics Teaching degree program. Our interest was attracted by practical situations we experienced with students in this educational context, mainly because of the difficulties they face when building justifications for mathematical arguments. Moreover, we understand that there is a need, which was emphasized by the literature, for conducting more research to assess the potential for teaching focused on argumentation in order to foster argumentation skills. Thus, we established four specific research goals: (I) Analyzing the literature encompassing empirical studies on the uses of argumentation in Mathematics Education in Higher Education through a systematic review; (II) Devising a theoretical argumentative model by linking Toulmin’s model to Perelman’s theoretical perspective so that it could be used as a teaching approach in the didactic strategy and as a tool to analyze students’ arguments; (III) Analyzing the quality of the arguments built by students in a Linear Algebra course; and (IV) investigating how the didactic strategy fosters the development of argumentation in students in a Mathematics Teaching degree program through Toulmin-Perelman Argumentation Model (TPAM). Each goal has been detailed in a chapter (article) of this thesis according to an organization based on the multipaper format, which was chosen for the research report. In order to reach the first goal, we performed a systematic review of the literature, for which we used the Educational Research Information Center (ERIC) database, through journals from the field of Mathematics Education published between 2012 and 2021. Through the review, we were able to identify ways of using argumentation and their characteristics, which were used to propose a teaching model with an argumentative approach. For goal II, we devised a theoretical argumentative model based on Toulmin’s and Perelman’s concepts, which we called TPAM (Toulmin-Perelman Argumentation Model), aiming to guide both the teaching approach and the analysis of students’ argumentation. We worked towards goals III and IV through an empirical qualitative study. Thus, we employed a didactic intervention and investigated argumentation quality in students from a Mathematics Teaching degree program at a federal university in the state of Bahia, Brazil, as well as the contributions provided by the intervention to the development of argumentation skills in the students. The analysis was performed through individual and group activities during Linear Algebra I classes. We combined observation, questionnaires, a semistructured interview, documents and the arguments produced in writing to build the database for the empirical studies, while we used comments, reflective notes, audio and video recordings to record the aforementioned data. To guide our didactic strategy, we employed TPAM. The results of the data analysis showed that most students had difficulty in developing strong arguments. There were gaps between premises and conclusions, as well as in the presentation of sound justifications. In addition, the use of rhetorical resources to support the persuasion in the discussed themes was limited. In spite of the aforementioned difficulties, the intervention was considered successful for the future development of students’ argumentation skills, mainly because many of them might pursue a career in Education after getting a degree in teaching. The didactic strategy provided students with opportunities to address questions and justify Linear Algebra themes, while both the students and the professor became familiar with the terms and the language used in argumentation theories. This approach allowed the participants to be involved in a type of teaching focused on pro-argumentative actions.
Palavras-chave: Educação matemática
Argumentação
Estratégia didática
Ensino Superior
CNPq: Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Restrito/Embargado
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39875
Data do documento: 16-Jul-2024
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